Autores

Luís Filipe Santos

Notícias deste autor


D.R. /

Do imperador Constantino ao II Concílio do Vaticano

Quando teve o seu início, em outubro de 1962, o II Concilio do Vaticano foi saudado como o fim da época constantiniana.
D.R. /

II Concílio do Vaticano - As dores de parto do Decreto «Inter Mirifica»

Aprovado a 04 de dezembro de 1963, o Decreto «Inter Mirifica, sobre os Meios de Comunicação Social, é o segundo entre os dezasseis documentos publicados pelo II Concílio Vaticano.
D.R. /

A devoção ao Rosário do Papa que convocou o II Concílio do Vaticano

Nos quatro anos e meio do seu pontificado, o Papa que convocou o II Concílio do Vaticano, João XXIII, publicou sobre a devoção do Rosário uma encíclica, quatro cartas apostólicas e duas séries de reflexões para a meditação dos mistérios do Rosário.
D.R. /

João XXIII alerta os jovens portugueses para “os graves perigos†da humanidade

O Papa que convocou e presidiu à primeira sessão do II Concílio do Vaticano (Outubro a Dezembro de 1962) escreveu uma mensagem aos jovens portugueses onde os alerta para os «graves perigos« dos homens, a ponto de esquecerem «a sua origem e o seu fim».
D.R. /

II Concílio do Vaticano: Aulas de história no autocarro

Um dos bispos portugueses presentes no II Concílio do Vaticano foi D. Júlio Tavares Rebimbas, falecido em 2010, que – num texto escrito para a agência ECCLESIA – recordou alguns episódios com alguma dose de humor.
D.R. /

Pacem in Terris: «O folar da Páscoa» do Papa João XXIII

Com a humildade que lhe era peculiar, o Papa João XXIII chamou à encíclica «Pacem in Terris», publicada a 11 de Abril de 1963, o “folar da Páscoa†e disse também que, juntamente, com a encíclica «Mater et Magistra», estes documentos estimulariam uma “reflexão séria sobre os problemas económicos, sociais e políticosâ€.
D.R. /

II Concílio do Vaticano: O ênfase ao mistério pascal

Nos anos 60, viveu-se o enorme entusiasmo da aplicação da reforma da liturgia surgida pelo II Concílio do Vaticano.
D.R. /

A negra realidade da fome, 50 anos depois do II Concílio do Vaticano

O que mudou na negra realidade da fome desde o II Concílio do Vaticano aos dias de hoje? Os alertas de João XXIII e do Papa Francisco afinam pelo mesmo diapasão.
D.R. /

Papa Francisco, um fruto do II Concílio do Vaticano?

Será esta escolha, um fruto do concílio convocado por João XXIII? Numa entrevista concedida à Revista «América» (30 de março de 1963) o cardeal Giuseppe Siri, arcebispo de Génova e presidente da Conferência Episcopal Italiana, dizia: «serão precisos cinquenta anos para que se vejam bem os resultados do concílio».
D.R. /

II Concílio do Vaticano: Teimosia ou intuição de fé?

Quando o II Concílio do Vaticano começou «a mexer com a vida da Igreja e a impressionar o mundo», o bispo de emérito de Portalegre-Castelo Branco, D. Augusto César, andava por terras de missão, em Moçambique. Segundo se ouvia da Comunicação Social, a iniciativa era devida, para uns, «à teimosia» do Papa João XXIII e, para outros, «à sua intuição de fé».