Nas discussões conciliares, Henri Fesquet na obra «O Diário do ConcÃlio - Volume II» escreveu que o cardeal belga, Leo-Jozef Suenens, numa reunião da terceira etapa do II ConcÃlio do Vaticano, atacou as "anomalias das canonizações". O arcebispo de Malines-Bruxelas fez quatro censuras ao sistema que vigorava na altura. No seu diário e datado de 17 de setembro de 1964, Henri Fesquet escreveu que "era anormal": "1 - Que 85% dos santos sejam membros do clero regular; 2 - Que 90% pertençam automaticamente a três paÃses (Itália, França e Espanha).
Nos primeiros trinta dias da segunda etapa do II ConcÃlio do Vaticano (29 de setembro a 04 de dezembro de 1963), os padres conciliares dedicaram a sua reflexão ao esquema sobre a Igreja («De Ecclesia»), documento elaborado pelo cardeal Ottaviani, presidente da comissão teológica.
A Peregrinação Internacional Aniversária de maio (12 e 13) de 1964 foi presidida pelo cardeal alemão Agostinho Bea (Riedböhringen, 28 de maio de 1881 -- Roma, 16 de novembro de 1968), pioneiro do ecumenismo e do diálogo entre JudaÃsmo e Catolicismo. A peregrinação, que contou com cerca de 500 mil pessoas, teve várias intenções: "Agradecer a Deus o êxito da peregrinação de Paulo VI à Terra Santa; Pedir a união dos cristãos e o pleno êxito do II ConcÃlio do Vaticano; Pedir a santificação das famÃlias, o aumento das vocações e a paz no mundo e, particularmente, no ultramar português".
Quando se realizou o II ConcÃlio do Vaticano (1962-65), o bispo da Diocese do Funchal (Ilha da Madeira) era D. David de Sousa. O prelado que esteve naquele território eclesial de 1957 a 1965 fez diversas reformas na diocese madeirense
Correspondendo a um desejo expressamente manifestado pelos teólogos diretores e redatores foi criado, em Portugal, um grupo com a missão de assegurar a ligação com a direção central e com os assinantes da edição portuguesa. Nasceram assim os «amigos da Concilium», um grupo de pessoas convidadas individualmente pelos editores - onze padres ou religiosos e oito leigos - que se reuniram pela primeira vez a 31 de março de 1965.