O Papa Bento XVI que resignou, esta segunda-feira (11 de fevereiro de 2013), foi um dos peritos do II ConcÃlio do Vaticano, iniciado em outubro de 1962.
D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco, fala à Agência ECCLESIA de uma diocese em sÃnodo perante o desafio da desertificação, que tem a particularidade de englobar territórios do Alentejo, Beira Baixa e Ribatejo
O actual bispo do Algarve entrou para o seminário em 1960 e recorda «perfeitamente» a abertura do concÃlio. «Naquela altura não existia televisão nos seminários», mas – estava no Porto – «vi a abertura [do concÃlio] na televisão de uma famÃlia vizinha, por sinal um pastor anglicano».
Apesar da linguagem tomista (São Tomás de Aquino), D. Sebastião Soares de Resende (Bispo da Beira - Moçambique) e D. António Ferreira Gomes (Bispo do Porto) tiveram intervenções inovadoras nas sessões conciliares porque «essa estrutura mental não os impediu de estarem atentos aos problemas do seu tempo».
O arcebispo de Braga considera que o atual momento do paÃs implica a colaboração de todos para promover maior igualdade e justiça. D. Jorge diz gostar do contacto diário com a população e de participar nos problemas reais das pessoas, sejam sacerdotes ou leigos