Autores

Luís Filipe Santos

Notícias deste autor


D.R. /

Bento XVI: De perito pessoal a perito oficial do concílio

O cardeal Frings sabia que estava no caminho certo, e «convidou-me para ir com ele ao Concílio, inicialmente como seu perito pessoal; depois, no decurso do primeiro período – em Novembro de 1962, creio eu – fui nomeado também perito oficial do Concílio».
D.R. /

De perito conciliar a Papa resignatário

O Papa Bento XVI que resignou, esta segunda-feira (11 de fevereiro de 2013), foi um dos peritos do II Concílio do Vaticano, iniciado em outubro de 1962.
D.R. /

Consagrado português acompanhou o fervilhar dos debates conciliares

Depois de terminar o percurso no seminário e receber a ordenação presbiteral em 1960, o padre Américo M. Veiga, missionário redentorista, foi enviado para Roma dois anos depois. Chegou à capital italiana dois meses antes do início do II Concílio do Vaticano.

Pelo interior da Igreja

D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco, fala à Agência ECCLESIA de uma diocese em sínodo perante o desafio da desertificação, que tem a particularidade de englobar territórios do Alentejo, Beira Baixa e Ribatejo
D.R. /

Bispo do Algarve assistiu à abertura do concílio em casa de pastor anglicano

O actual bispo do Algarve entrou para o seminário em 1960 e recorda «perfeitamente» a abertura do concílio. «Naquela altura não existia televisão nos seminários», mas – estava no Porto – «vi a abertura [do concílio] na televisão de uma família vizinha, por sinal um pastor anglicano».
D.R. /

II Concílio do Vaticano: Dois bispos do norte estavam atentos à sociologia

Apesar da linguagem tomista (São Tomás de Aquino), D. Sebastião Soares de Resende (Bispo da Beira - Moçambique) e D. António Ferreira Gomes (Bispo do Porto) tiveram intervenções inovadoras nas sessões conciliares porque «essa estrutura mental não os impediu de estarem atentos aos problemas do seu tempo».
D.R. /

D. Serafim Ferreira e Silva defende um novo concílio

O bispo emérito da Diocese de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva, assume-se como defensor de um “novo concílio†nos próximos tempos e deseja também que “haja uma renovação permanente da Igreja que é a mesma, mas que tem de se contextualizar no espaço e no tempoâ€.
D.R. /

II Concílio do Vaticano inaugurou «nova era»

O II Concilio do Vaticano abriu uma "nova era" e "pôs fim a uma época tridentina, se não mesmo constantiniana, apesar da atribulada receção", disse à Agência ECCLESIA o bispo português, D. Carlos Azevedo, ao comentar a reunião magna convocada pelo Papa João XXIII.

História: Três cinquentenários para 2013

Neste ano, que agora começa, a Igreja vai celebrar três datas que marcaram a década de 60 no século passado: a publicação da encíclica «Pacem in Terris»; a morte de João XXIII (1881-1963) e consequente eleição de Paulo VI (1897-1978); e a promulgação da constituição conciliar «Sacrosanctum Concilium».

D. Jorge Ortiga, 25 anos de ordenação episcopal

O arcebispo de Braga considera que o atual momento do país implica a colaboração de todos para promover maior igualdade e justiça. D. Jorge diz gostar do contacto diário com a população e de participar nos problemas reais das pessoas, sejam sacerdotes ou leigos