Autores

Luís Filipe Santos

Notícias deste autor


D.R. /

Vaticano II: Portalegre-Castelo Branco em estado de Concílio

O bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Agostinho de Moura, publicou – com data de 17 de maio de 1962 – uma exortação pastoral sobre o II Concílio do Vaticano onde apelo ao empenho de todos para colocar a diocese em “estado de concílio†e cria para tal uma comissão diocesana pró-concílio e uma sub-comissão de elucidação e de doutrinação.

D. Albino Cleto, um percurso ao serviço da Igreja (repetição)

Por ocasião da sua morte, a Agência ECCLESIA recorda o percurso do bispo emérito de Coimbra, descrito na primeira pessoa em 2010.
D.R. /

Livros: O que é o homem?

D.R. /

Livros: 50 olhares sobre o Vaticano II

D.R. /

Livros: João de Deus, poeta e clérigo

D.R. /

II Concílio do Vaticano, resposta da Igreja aos erros

Perante o “ataque frontal contra Deus†e qualquer ideia de transcendência da vida humana, o II Concílio do Vaticano “será a mais expressiva afirmação de Deus registada neste séculoâ€, escreveu D. Florentino de Andrade e Silva, administrador apostólico da diocese do Porto, numa carta pastoral datada de 31 de maio de 1962.
D.R. /

Roma: A procissão do Corpo de Deus em ano conciliar

No ano da abertura do II Concílio do Vaticano (1962), o Papa João XXIII retomou a antiga tradição da procissão papal do Corpo de Deus, em Roma.
D.R. /

Macau também se preparou para o II Concílio do Vaticano

Após a convocação do II Concílio do Vaticano (25 de janeiro de 1959), o bispo de Macau, D. Paulo José Tavares, escreveu uma carta pastoral onde refere que este “será ótima ocasião de renovação espiritual e de rejuvenescimento de formas e métodos de apostoladoâ€.
D.R. /

Em ano de Concílio, João XXIII apela à revalorização do latim

Continuando uma antiga tradição, João XXIII recebeu os párocos e pregadores da Quaresma, dando-lhes orientações práticas para a sua ação pastoral durante este tempo litúrgico.
D.R. /

Vaticano II: Concílio e os cristãos separados

No mês de março de 1962, o Papa do Concílio, João XXIII, pronunciou alocuções, respetivamente na última reunião do Secretariado para a União dos Cristãos e na procissão quaresmal de quarta-feira de Cinzas, onde falou da unidade da Igreja e da união dos cristãos separados.