Frequentou o Seminário Maior do Porto, terminando o seu curso de Teologia na Universidade Gregoriana. Foi ordenado sacerdote em Roma, na BasÃlica de S. João de Latrão (1943). Depois de ter paroquiado na sua terra natal, foi escolhido para o exercÃcio da Reitoria do Seminário Maior do Porto pelo então bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, que apostou no seu «carácter firme e transparente, inteligência lúcida, dúctil e ativa...»
Apesar de se confessar agnóstico, Mário Soares admirava o Papa Paulo VI porque "deu força ao ConcÃlio" e acreditava "no amor ao estilo de S. Paulo". Estas declarações do antigo Presidente da República, que faleceu a 07 de janeiro de 2017, foram feitas à Agência ECCLESIA em abril de 2009, no Hospital de São João, no Porto.
Durante vários anos, a pena de Manuel Augusto Rodrigues deu aos leitores do «Correio de Coimbra» o «intra» e o «extra» do II ConcÃlio do Vaticano. Este insigne colaborador do jornal das terras do Mondego, faleceu a 15 de dezembro de 2016, mostrou aos leitores que, passados 50 anos, a assembleia magna convocada pelo Papa João XXIII e continuada pelo seu sucessor não morreu.
Os textos emanados do II ConcÃlio do Vaticano (1962-65) influenciaram o pensamento de Francisco Sá Carneiro (1934-80), mas os diálogos com dois frades dominicanos - Bernardo Domingues e Bento Domingues - ajudaram a moldar a personalidade interventiva deste advogado e polÃtico portuense.