O II ConcÃlio do Vaticano e os atos preparatórios entraram na casa dos portugueses e na comunicação social devido ao zelo pastoral e ao olho visionário de D. Manuel Franco Falcão. Não foi o único, mas a ele se deve muito do que se noticiou em Portugal sobre este acontecimento magno da Igreja.
Após o encerramento do II ConcÃlio do Vaticano (1962-65), alguns bispos de Angola falaram sobre o impacto dos trabalhos conciliares nas dioceses daquela provÃncia ultramarina. D. Daniel Gomes Junqueira (Bispo de Nova Lisboa - Angola) realçou que o clero e o laicado daquela diocese acompanharam "com suficiente profundidade" as discussões que brotaram daquela assembleia magna convocada pelo Papa João XXIII e seguida pelo seu sucessor, Paulo VI.
Arquiteto diplomado com 18 valores pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 19 de Abril de 1949, Nuno Teotónio Pereira nasceu na capital e o seu "atelier" no meio dos arquitetos era conhecido pela "sacristia" porque ele e Nuno Portas eram "católicos militantes". Nascido a 30 de janeiro de 1922, Nuno Teotónio Pereira faleceu esta quarta-feira (20 de janeiro).
Quando se comemora o cinquentenário do encerramento do II ConcÃlio do Vaticano (1962-1965), a Igreja vive uma nova primavera com o Papa argentino que escolheu o nome de Francisco. Foi esta escolha, um fruto do concÃlio convocado por João XXIII?