Autores

Luís Filipe Santos

Notícias deste autor


II Concílio do Vaticano: O olhar visionário de D. Manuel Falcão

O II Concílio do Vaticano e os atos preparatórios entraram na casa dos portugueses e na comunicação social devido ao zelo pastoral e ao olho visionário de D. Manuel Franco Falcão. Não foi o único, mas a ele se deve muito do que se noticiou em Portugal sobre este acontecimento magno da Igreja.

II Concílio do Vaticano: As principais aquisições teológicas para Yves Congar

Em artigo publicado nas «Informations Catholiques Internationales», o cardeal francês sublinha que existe um antes e um depois do II Concílio do Vaticano, no entanto alerta que esta perspetiva de renovação não deve ser levada ao ponto de fazer esquecer que a continuidade é a grande constante da vida das instituições.

II Concílio do Vaticano: As discussões chegavam às dioceses ultramarinas?

Após o encerramento do II Concílio do Vaticano (1962-65), alguns bispos de Angola falaram sobre o impacto dos trabalhos conciliares nas dioceses daquela província ultramarina. D. Daniel Gomes Junqueira (Bispo de Nova Lisboa - Angola) realçou que o clero e o laicado daquela diocese acompanharam "com suficiente profundidade" as discussões que brotaram daquela assembleia magna convocada pelo Papa João XXIII e seguida pelo seu sucessor, Paulo VI.

II Concílio do Vaticano: Cardeal Cerejeira «informava» Oliveira Salazar

Durante o II Concílio do Vaticano (1962-1965), o cardeal Manuel Gonçalves Cerejeira escreveu várias missivas ao chefe de governo da altura, António de Oliveira Salazar, sobre a magna assembleia que marcou a vida da igreja no último século. Logo em 1962, o bispo de Lisboa agradeceu a presença de Mário de Figueiredo, na qualidade de presidente da Assembleia Nacional, que chefiou a delegação portuguesa presente na abertura do concílio.

II Concílio do Vaticano: Um atelier de arquitetura conhecido por «sacristia»

Arquiteto diplomado com 18 valores pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 19 de Abril de 1949, Nuno Teotónio Pereira nasceu na capital e o seu "atelier" no meio dos arquitetos era conhecido pela "sacristia" porque ele e Nuno Portas eram "católicos militantes". Nascido a 30 de janeiro de 1922, Nuno Teotónio Pereira faleceu esta quarta-feira (20 de janeiro).

II Concílio do Vaticano: Cartas de Roma do cardeal Cerejeira (II)

Segundo o cardeal Cerejeira tem sido difícil, desde há mais dum século, entrar isto na consciência pública. "Sempre têm acusado, entre nós, a Igreja de comprometida com o Estado, os que a desejariam associada na luta política".

II Concílio do Vaticano - 50 anos depois apareceu Francisco

Quando se comemora o cinquentenário do encerramento do II Concílio do Vaticano (1962-1965), a Igreja vive uma nova primavera com o Papa argentino que escolheu o nome de Francisco. Foi esta escolha, um fruto do concílio convocado por João XXIII?

II Concílio do Vaticano: O fim dum tempo e o nascer de outro

O dia 08 de dezembro de 1965 fica nos anais da história, não apenas religiosa, mas também da humanidade. Com o encerramento do II Concílio do Vaticano - convocado por João XXIII e continuado pelo seu sucessor - uma nova porta se abriu e entrou uma epifania do Espírito Santo.

II Concílio do Vaticano: Diálogos entre Paulo VI e Jean Guitton

Na obra «Diálogos com Paulo VI» da autoria do filósofo francês, Jean Guitton (1901-1999), lê-se que o cardeal Montini considerou as IV sessões conciliares como uma atividade "a céu aberto". Para o Papa Paulo VI, o segredo é uma "invenção dos homens, uma medida de proteção", mas o mistério é "coisa inteiramente diferente: é a substância do que não se vê".

II Concílio do Vaticano: A equipa do cardeal Bea triunfou...

A votação definitiva da declaração sobre a Liberdade Religiosa foi feita a 19 de novembro de 1965. O II Concílio do Vaticano (1962-65) entrava na reta final... Esta votação foi feita cerca de mês depois da do capítulo sobre os judeus (esquema sobre as religiões não cristãs) é um dos momentos que entrou nos anais deste acontecimento magno convocado pelo Papa João XXIII.