Comunicado do Conselho Pastoral Diocesano de Lisboa
Com cerca de 40 presenças, reuniu-se no passado sábado, 18 de Novembro, no Seminário de Cristo-Rei, nos Olivais, o Conselho Pastoral Diocesano, sob a presidência do Cardeal Patriarca de Lisboa e a participação dos seus quatro bispos auxiliares.
Dois temas principais foram postos à consideração dos conselheiros, para reflexão, debate e consequentes orientações pastorais: “A Igreja Católica e o mundo islâmico” e “O papel transversal da Pastoral Familiar na diocese de Lisboa”
A abordagem do primeiro tema, introduzido pelo Cardeal Patriarca, começou por evocar o apelo de Bento XVI para que se desenvolva e aprofunde o diálogo da Igreja com o mundo islâmico. Na nota introdutória, depois de uma sucinta apresentação das etapas mais significativas da história do Islão, assinalaram-se as características do Islamismo que dificultam esse diálogo bem como os sinais que são susceptíveis de fornecer o encontro entre as duas religiões.
No debate que se seguiu, referiram-se como pilares, em que pode assentar um diálogo fecundo, a oração enquanto veículo de comunhão, e a caridade com reflexos sociais, enquanto testemunho de abertura a toda a humanidade para além de quaisquer fronteiras e diferenças.
Quanto ao segundo tema, relativo à família, ouvida a introdução feita pelo padre Duarte da Cunha, em que caracterizou a família de hoje nos seus múltiplos aspectos e informou sobre a acção que o Departamento da Pastoral Familiar do Patriarcado tem desenvolvido nos últimos anos, o Conselho foi convidado a debruçar-se sobre as questões mais prementes relativas à missão das comunidades cristãs junto das famílias e na sociedade em geral.
Entre as sugestões que resultaram do debate, salientaram-se como prioritárias as seguintes:
- a preparação para o matrimónio,
- a vivência do matrimónio como sacramento,
- o acompanhamento dos recém-casados,
- a intervenção das famílias católicas na defesa da vida humana, em todos os seus momentos,
- a utilização criteriosa das novas tecnologias para a aproximação das famílias e conjugação de esforços no revigoramento da pastoral familiar.
Antes da conclusão dos trabalhos, o Conselho foi ainda consultado sobre o quadro orgânico em que o laicado da diocese se poderá inserir, neste momento em que se processa a reestruturação da Cúria do Patriarcado de Lisboa, assunto que voltará, pela sua complexidade, a ser discutido.
Lisboa, 19 de Novembro de 2006