Agradecimento da Diocese do Porto a D. Manuel Clemente
A Santa Sé acaba de tornar pública a nomeação do Senhor D. Manuel Clemente para Patriarca de Lisboa.
A Igreja de Lisboa recupera assim para o seu direto trabalho pastoral um dos seus filhos mais insignes; a Igreja do Porto vê partir um dos seus Bispos mais notáveis.
A permanência na Diocese do Porto, ao longo destes seis anos e alguns meses, deu ainda maior visibilidade à sua figura de pastor e homem de fé e cultura. A sua proximidade às pessoas e às instituições e a extraordinária capacidade de leitura dos ritmos da Sociedade fizeram dele uma referência permanente no âmbito eclesial e nas mais variadas instâncias sociais e culturais. A sua ampla compreensão do ministério episcopal granjeou-lhe um lugar no coração dos mais simples e abriu portas ao respeito e admiração pelos dinamismos da Igreja Católica em Portugal.
Obviamente estas qualidades cabiam dentro da Igreja Portucalense, habituada que está a grandes nomes que marcaram a sua história e a história pátria!
Mas a Igreja é assim: católica, isto é, universal. Não se fecha a nada nem a ninguém e os seus filhos assumem com generosa disponibilidade o espírito de peregrino.
Esta nomeação reaproxima o Senhor D. Manuel das suas raízes de sangue e não nos deixa órfãos, porque continuaremos a usufruir do calor da sua Sabedoria.
Obrigado, Senhor D. Manuel! Ficamos a rezar por si!
Bispos Auxiliares, Vigários Gerais e Chanceler
Diocese do Porto