Comunicado final do seminário nacional da Ação Católica Rural (ACR)

ACR
...

Crescer e Recriar o Futuro na Esperança

A ACR realizou o Seminário Nacional na Casa Diocesana de N. Sr.ª do Socorro, em Albergaria-a-Velha, nos dias 26 e 27 de novembro de 2011 com o tema: De uma vida sóbria, à partilha solidária: dos problemas às soluções.

Participaram 75 Militantes e Simpatizantes, das várias dioceses onde o movimento está implantado, sendo este momento um trampolim importante de

apoio ao trabalho das equipas e grupos de ação.

O início do Seminário contou com a presença de D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro, que desafiou cada um à missão, e a cumpri-la com dinamismo.

Também D. Ilídio Leandro, Membro da Comissão Episcopal do Laicado e Família, manifestou, à semelhança de D. António dos Santos, a importância da ACR, dizendo que esta «está no coração da Igreja», e que os Bispos têm por ela um grande carinho e esperança na proposta da ACR, a partir de uma reflexão profunda com o Pe. João Gonçalves, com o tema providencial deste Seminário.

Os trabalhos foram orientados pelo Pe. João Gonçalves, da diocese de Aveiro, que exerce a função de Vigário Episcopal para a Pastoral Social, Diretor Diocesano da Pastoral Sociocaritativa, coordenador nacional da Pastoral dos Reclusos, entre outros. Perante as realidades que enfrenta, falou-nos com a vida.

Partindo da consciência profunda das duras condições de vida que afetam atualmente a maioria dos portugueses e das suas inelutáveis consequências no crescimento do desemprego, da pobreza e da miséria económica e moral, tornou-se mais presente a necessidade e importância de uma vida sóbria, um estilo de vida mais evangélico que seja testemunho e sinal de esperança.

Tendo presente o papel da ACR como Movimento de evangelização, e de cada um dos seus elementos como cristãos leigos empenhados na transformação da realidade, os participantes foram desafiados a uma maior atenção à realidade e aos problemas concretos, bem como a um papel mais interventivo, também através da prática da Revisão de Vida, iluminados pelo estudo e aplicação da Doutrina Social da Igreja (DSI), sublinhando os valores e princípios  fundamentais que devem nortear esta intervenção: a dignidade da pessoa humana, o bem comum, a subsidiariedade e a solidariedade.

A pobreza e a exclusão social são um atentado à dignidade da pessoa humana e uma violação dos direitos fundamentais de cidadania. Urge combater com todas as nossas forças, determinação, empenho, criatividade e com todas as possibilidades que tivermos ao nosso alcance, como Movimento, dar testemunho ativo, coerente e feliz no seguimento de Jesus.

Em comunhão com a Hierarquia, a ACR assume plenamente a sua missão de Movimento de leigos conscientes e ativos, cientes da sua autonomia e capacidade organizativa, ao serviço de todas as pessoas, grupos e instituições sociais, continuando a ser escola de pessoas protagonistas na sociedade, «enraizados em Cristo e firmes na fé», neste momento de grandes desafios e oportunidades.

No Domingo, os participantes no Seminário Nacional foram ainda desafiados para projetos de ação concretos de intervenção no meio. Para isso, reuniram-se em grupo, refletindo e comprometendo-se a agir no seu meio, para Crescer e Recriar o Futuro na Esperança.

Albergaria-a-Velha, 27 de novembro de 2011

A Direção Nacional