Conclusões do VI Congresso da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã
O 6º Congresso da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, reunido em Turcifal de 23 a 25 de Março de 2006, para reflectir sobre o tema “Imprensa de Inspiração Cristã, Novos Caminhos”, aprova as seguintes conclusões:
1 – Em tempos de mudança e crise, urge que a imprensa de inspiração cristã corresponda aos desafios. A diferença da sua identidade, de serviço público, alicerçada nos valores que defende, com uma atenção particular ao outro, implica a inovação permanente.
2 – Importa conquistar novos públicos, especialmente jovens, adequando a comunicação às novas formas de interacção. Exigimos que o Estado cumpra as leis relativas ao sector, “não prestando por isso nenhum favor”.
3 – A imprensa cristã, assente num jornalismo de valores, na relação de “proximidade” e “independência”, deve suscitar o debate, promover o esclarecimento da opinião pública e educar para os Media, exercendo a sua função social.
4 – Os novos tempos exigem uma resposta adequada à falta de organização comercial com uma estratégia baseada no marketing directo. Os órgãos de comunicação social de inspiração cristã devem apostar no mercado das assinaturas para fidelizar os leitores e aumentar as vendas efectivas.
5 – É importante reforçar a profissionalização e a formação integrada sustentada nas novas tecnologias, como a presença na internet e estabelecer parcerias que tornem o produto jornalístico com maior qualidade.
6 – A AIC repudia as alterações em curso, no sector da comunicação social, no que respeita ao estatuto do jornalista e à taxa de regulação e supervisão da nova entidade reguladora. Estará atenta para, no local próprio, fazer ouvir a sua voz.
7 – Os órgãos de comunicação de inspiração cristã devem conhecer o consumidor dos seus produtos, de forma a potenciar a comunicação através do marketing. Importa ainda que estabeleçam parcerias para vender melhor, no mercado de publicidade, o valor e a vantagem competitiva desta imprensa.
8 – Os 73 congressistas saúdam a direcção da AIC, liderada pelo padre António Salvador dos Santos, fazendo votos de continuação de um excelente trabalho. Depositam confiança nos órgãos sociais, hoje eleitos, e auguram um futuro promissor, nos novos caminhos que importa percorrer.
Turcifal, 25 de Março de 2006
Congresso em revista• Para quando a hora do marketing?• Nova Direcção da AIC eleita por unanimidade• Competências editoriais e empresariais na imprensa de inspiração cristã• Jornalismo ao serviço do desenvolvimento local• Imprensa cristã pede respeito