1- A Quaresma aponta para a Páscoa de Jesus enquanto sua preparação e aprofundamento, iluminando os nossos dias, carregados, por vezes, de desânimo e da perda de Esperança.
O Papa Bento XVI, na sua Mensagem para este tempo litúrgico, acentua a urgência do apoio e da solidariedade em favor de inúmeras situações de pobreza e de exclusão social. A fidelidade e a coragem da convicção cristã exercitar-se-ão sempre em ordem a uma cultura de justiça, de solidariedade e de amor.
Solucionar as causas do desmando social em que consiste a pobreza (justificada, em tantos sectores, pela má consciência), ao mesmo tempo que contribuir pela ajuda económica e de demais contributos para salvar o imediato de numerosíssimas privações, eis um programa de empenhamento eclesial!
Neste âmbito, sublinho a reflexão da autoria da Comissão Nacional Justiça e Paz, para esta Quaresma: “Escutar o clamor dos pobres. Abrir caminhos de Justiça para erradicar a pobreza”
2- De acordo com a experiência de anos transactos, destina-se a recolha da nossa ajuda económica para pobres ainda mais pobres que os do nosso pais. A pedido do bispo local, a partilha quaresmal da Diocese das Forças Armadas e de Segurança será enviada à Diocese de Sumbe (ex- Novo Redondo), em Angola. E, para que chegue directamente a quem precisa, será nosso intermediário um sacerdote da Sociedade Missionaria da Boa Nova.
A convicção da generosidade é um grito à coerência humana e cristã de cada um de nós!
Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas e de Segurança