Telegrama do Papa João Paulo II ao presidente da Grécia, Constantinos Stephanopoulos, por ocasião da abertura dos Jogos Olímpicos, em Atenas:
“No momento em que se abre a 28ª edição dos Jogos Olímpicos de verão em Atenas, dirijo a vossa excelência e às autoridades e todo o povo grego as minhas respeitosas saudações.
Saúdo os membros do Comité Olímpico, os organizadores, delegações oficiais, atletas e todos os que contribuíram para o sucesso de um tal encontro desportivo internacional.
No espírito da trégua ligada aos Jogos Olímpicos, desejo que estes Jogos sejam uma ocasião de fraternidade entre os povos e as culturas, porque o desporto é uma linguagem universal de relações humanas, que desenvolve um espírito de família e que permite ultrapassar a violência que marca o mundo actual.
Invoco sobre vossa excelência as bênçãos divinas, bem como sobre a nação grega – que conheço por ter experimentado o seu sentido de acolhimento -, sobre os organizadores, sobre os atletas e os espectadores presentes ou que se associam às manifestações desportivas pelos Meios de Comunicação.
A todos endereço as minhas fervorosas saudações,
IOANNES PAULUS PP II.”
11 de Agosto de 2004
Ler também• A celebração de fé nos Jogos Olímpicos