Terá lugar, no próximo dia 30 de Maio, Solenidade do Santíssimo Coração de Jesus, o Dia Mundial de Oração pela santificação dos Sacerdotes.
Convido a que, em cada Paróquia da nossa Diocese de Viseu, haja um tempo de oração por esta intenção, para a qual sejam convocados todos os fiéis e que se celebre a Eucaristia – em sintonia com o Papa, o Bispo e toda a Igreja Diocesana – onde for possível.
Em Viseu, o Bispo presidirá à Solenidade do Santíssimo Coração de Jesus, na Sé Catedral, às 18,30 horas, convidando para esta concelebração todos os Sacerdotes que tenham essa possibilidade, bem como todos os Cristãos Leigos, Religiosos ou demais Consagrados. Um pedido e convite especiais aos Religiosos e Religiosas das Casas que estão sedeadas na cidade de Viseu.
Esta Jornada de Oração quer afirmar a necessidade que a Igreja tem de os Sacerdotes serem Santos, enquanto Pastores unidos ao Bom Pastor e enquanto Sacerdotes, unidos ao Sumo e Eterno Sacerdote – Jesus Cristo. Ao mesmo tempo, quer afirmar, também, a certeza de que a Santidade, para além de ser esforço livre e generoso de cada um, é dom de Deus e importa pedi-lo, na fé e na confiança. Como recorda a Nota da Santa Sé para este dia, deveremos dar “a prioridade da oração em relação à acção, porque dela depende a incisividade da acção”.
Acreditando no valor da oração que, em Comunidade e em Igreja, realiza o que pedimos, segundo a vontade de Deus, contamos com esta campanha e união de todos os cristãos da nossa diocese para que todos os sacerdotes da nossa Igreja Local sejam mais santos e realizem melhor o plano de Deus.
Em união com todo o Presbitério
O Sacerdote e Bispo da Diocese
Ilídio Pinto Leandro