Nestes dias de Natal e Ano Novo, fomos entristecidos pelas notícias do Sudeste Asiático por causa dos efeitos devastadores do terrível maremoto que atingiu as populações daquela zona.
Com sentimentos de comunhão queremos unir-nos ao sofrimento de tantos irmãos e irmãs que foram atingidos no corpo e no espírito e nos afectos mais queridos.
Peço que na nossa Diocese seja expressa esta comunhão com a oração comunitária em todas as paróquias e comunidades eclesiais, nas celebrações do próximo domingo, dia 9 de Janeiro. Na oração dos fiéis, insira-se a seguinte invocação: “Por todas as vítimas do recente maremoto do Sudeste Asiático para que o Senhor as acolha na sua paz e por todas as populações atingidas por esta terrível tragédia para que no meio da sua desgraça possam sentir a consolação do Espírito de fortaleza e a solidariedade dos irmãos!”.
A nossa solidariedade exprimir-se-á num gesto concreto através de todos os ofertórios das missas vespertinas do dia 8 e das do dia 9, respondendo assim ao apelo da Caritas. Pedimos que as ofertas sejam entregues com toda a urgência na Caritas Diocesana para que possa fazer chegar esta ajuda rapidamente às populações atingidas. Apelo ainda à melhor generosidade de todos os fiéis incluindo as próprias crianças, que para isso deverão ser sensibilizadas.
Deus vos abençoe!
01 de Janeiro de 2005
+ António Marto, Bispo de Viseu