Mensagem de Natal da LOC/MTC lembra os mais pequenos no mundo de hoje
O primeiro Natal foi anunciado aos pastores com estas palavras: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens que Ele ama” (Lc. 2,14).
Este anúncio aos pastores – que faziam parte dos mais pobres desse tempo – é uma mensagem que se dirige em primeiro lugar a todos os pobres de hoje. Jesus fez-se solidário com os mais pequeninos: “Tudo que fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes” (Mat.25-40).
E quem são os mais pequenos no mundo de hoje? – São os sem voz, aqueles a quem roubaram a dignidade de viver, os excluídos do mundo do trabalho e dos direitos sociais, muitas vezes sem teto e sem pão, as crianças de tenra idade vitimas de maus tratos e de abusos sexuais, a quem roubaram a felicidade e a vontade de viver, os que são objecto de discriminação por motivo da raça, origem, cor, cultura, sexo, ou religião.
Acreditamos que é possível viver a Paz e a Justiça entre os homens. Como filhos de Deus, temos Esperança de que o projecto de Jesus Cristo – um projecto de Paz, Justiça, Alegria, Fraternidade – reinará um dia nesta terra, que um dia a repartição dos bens será uma realidade e que a globalização estará ao serviço dos mais pobres e excluídos.
A construção de um mundo mais justo e humano é possível quando cada um de nós assumir a sua responsabilidade, a começar pelas coisas pequenas que estão ao nosso alcance, como por exemplo, evitando que a festa do Natal se transforme numa festa comercial e consumista. O segredo do verdadeiro Natal encontra-se no Presépio, onde podemos contemplar um Deus que se fez igual a nós para nos elevar até Ele.
Então poderemos juntar a nossa voz àqueles que cantavam: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens que Ele ama”.
A LOC/MTC deseja a todos os militantes, amigos e familiares, Boas Festas de Natal e um Novo Ano com Paz e Fraternidade.
António Soares (Coordenador Nacional)
Virgínia Sousa (Vice-Coordenadora Nacional)
Pe. Horácio Noronha (Assistente Nacional)