A campanha “10 milhões de estrelas – um gesto de paz” que a Cáritas em Portugal assumiu em 2003 e que terá este ano maior expressão com a adesão de todas as dioceses do país é, acima de tudo, um grito de alerta que se materializará numa atitude concreta, num gesto individual e colectivo a favor da PAZ que brotará do íntimo de cada pessoa.
A violência, a corrupção, o sofrimento, a injustiça, a guerra e o ódio que emergem neste nosso tempo, implica que, urgentemente, adquiramos consciência de que os valores que hoje parecem perdidos sejam retomados.
Os valores da Paz e da Não-Violência, da Justiça e da Liberdade, do Diálogo, da Reconciliação e do Respeito por todos os Direitos Humanos e pela Diversidade Cultural, da Tolerância e da Solidariedade, entre outros, serão o sinal da esperança que a humanidade necessita ganhar para que o mundo seja mais justo e mais fraterno.
Neste contexto, a Cáritas Dioce-sana de Portalegre e Castelo Branco não podia ficar indiferente, não podia deixar de tomar uma atitude e, por isso, suscitamos dos diversos responsáveis pelas instituições e de algumas personalidades da nossa comunidade o seu empenhamento no sentido de levarmos cada pessoa a participar com um gesto concreto pela PAZ.
A resposta superou as nossas expectativas.
As paróquias da diocese e os grupos sociais locais aderiram com entusiasmo e já preparam diversas iniciativas em cada comunidade.
Na cidade de Portalegre tivemos como grandes aliados a Câmara Municipal, nas pessoas do Presidente e do Vereador da Cultura, o Governo Civil, o Instituto Politécnico, o Instituto da Juventude, as Paróquias da cidade, o Centro de Área Educativa e as escolas do ensino básico e secundário, os agrupamentos culturais (bandas filarmónicas e a fanfarra dos bombeiros voluntários, o orfeão, os coros, grupos de cantares e grupos folclóricos), as rádios locais e imprensa regional, e, em conjunto, desenvolveremos uma grande manifestação cultural que decorrerá nos dias 17 e 18 de Dezembro, culminando, no final do dia 18, com uma grande marcha pela PAZ, na qual participará toda a população de Portalegre, levando cada um, uma vela ou fotoforo aceso que será depositado num local nobre da cidade para interpelar as nossas consciências.
Este gesto individual levará cada criança a questionar os pais sobre o seu significado e levará cada jovem e cada adulto a olhar para dentro de si mesmo e a multiplicar, no quotidiano, gestos de PAZ verdadeiramente sentidos.
No dizer do vereador da cultura da Câmara Municipal, este acontecimento será a grande manifestação de Natal em Portalegre e, acrescento eu, tendo como pano de fundo a mensagem do presépio – a família, a comunidade de Amor e a PAZ entre os Povos.
Elicídio Bilé
Presidente da Cáritas Diocesana