Dossier

Luís Filipe Santos

II Concílio do Vaticano: «Transferências» e novos bispos no episcopado português (I)

Quando entrou, a 30 de janeiro de 1966, na Diocese do Algarve, D. Júlio Tavares Rebimbas (Bunheiro, Murtosa, 21 de Janeiro de 1922 - Porto, 6 de Dezembro de 2010) deixou vários apelos e as suas palavras "comoveram profundamente muitos sacerdotes e fiéis algarvios".
Luís Filipe Santos

II Concílio do Vaticano: «Transferências» e novos bispos no episcopado português

Após o encerramento do II Concílio do Vaticano (dezembro de 1965), num curto período de tempo (23 de janeiro a 28 de fevereiro de 1966) foi assinalado pelo fato de seis bispos portugueses terem tomado posse de seus novos cargos, o que pode ser interpretado como sintoma e esperança de renovação pastoral.
D. Custódio Alvim
Luís Filipe Santos

II Concílio do Vaticano: A língua de Camões ouviu-se na Basílica de São Pedro

O arcebispo de Lourenço Marques (Moçambique), D. Custódio Alvim, e o arcebispo de Évora, D. Manuel Trindade Salgueiro, foram os primeiros padres conciliares portugueses a discursar na I sessão do II Concílio do Vaticano que decorreu de 11 de Outubro a 08 de Dezembro de 1962.
Luís Filipe Santos

II Concílio do Vaticano: As artes ao serviço da Liturgia

Na área da estética vive-se hoje "um tempo de graça" em que é possível recuperar as raízes da iconografia cristã, "superar o divórcio secular entre a Estética e a Teologia e deixar para trás os equívocos e desencontros que os nossos antepassados tiveram de suportar", disse D. João Marcos,
Luís Filipe Santos

II Concílio do Vaticano: Abertura dos umbrais da Igreja a todos

O antigo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais sublinha que esta assembleia magna convocada pelo Papa João XXIII e continuada pelo seu sucessor, Papa Paulo VI, "não se submeteu ao efémero, não se inspirou nos rumores da época, mas não esteve surdo aos apelos de todos os tempos e do seu tempo concreto que a Igreja vivia no lastro misterioso da sua história".
Luís Filipe Santos

II Concílio do Vaticano: A Igreja não pode ficar fechada na sacristia

O missionário da Consolata revela que a constituição «Gaudium et Spes» é o "olhar amoroso da Igreja sobre o mundo, a cara carinhosa da Igreja sobre as realidades terrenas. Toca os temas candentes da Igreja de há 50 anos mas, em embrião, estão lá todas as situações que hoje afligem a humanidade: a fome, a guerra e a paz, a dignidade e os direitos humanos"
Luís Filipe Santos

II Concílio do Vaticano: Clericalismo e anticlericalismo foram sepultados?

Para Bernard Haring, «o clericalismo e o anticlericalismo foram verdadeiro espinho para a Igreja nos últimos séculos». Do complexo problema do clericalismo faz parte também a tentativa dos Papas, dos bispos e dos teólogos da Idade Média para atribuir à Igreja «um poder direto sobre as coisas temporais e governá-las por meios coercitivos espirituais e civis».
Luís Filipe Santos

II Concílio do Vaticano: Novo caminho entre católicos e anglicanos

Para se poder avaliar o alcance da visita do arcebispo de Cantuária ao Papa Paulo VI, realizada a 23 de março de 1966, é necessário dar o devido relevo a um vasto conjunto de circunstâncias que à primeira vista podem parecer meros pormenores. De facto, só uma "grande atenção aos acontecimentos" nos permitirá avaliar o caminho andado desde 01 de dezembro de 1960, quando o anterior arcebispo de Cantuária, Geoffrey Fisher (1887-1972), visitou o antecessor de Paulo VI, o Papa João XXIII.
Luís Filipe Santos

II Concílio do Vaticano: Quando os seminaristas eram «estorninhos» e «melros pretos»

Para o padre João Maria Borges da Costa de Sousa Mendes, esta dinâmica conciliar começou a ganhar raízes, tanto na vertente exterior como na vivência eclesial. Os seminaristas ficaram cada vez "mais arredados das tradicionais vestes talares e dos passeios em numeroso grupo pelas ruas da cidade, ao ponto de serem jocosa e carinhosamente tratados por «estorninhos» ou «melros pretos»"
Luís Filipe Santos

II Concílio do Vaticano: Faleceu o «pulmão litúrgico» do Patriarcado de Lisboa

Com o II Concílio do Vaticano (1962-65), a Igreja ganhou novo fulgor pastoral e a área litúrgica, com a constituição «Sacrosanctum Concilium», deu passos de gigante na forma de viver os mistérios da fé. Com o falecimento do cónego José Ferreira, a 06 deste mês, o Patriarcado de Lisboa perdeu uma memória viva do grande acontecimento eclesial do século XX.