
LuÃs Filipe Santos
II ConcÃlio do Vaticano: A obra do padre Américo vista pelo presidente da República Portuguesa
Apesar do concÃlio se ter realizado na segunda metade do século anterior, a assembleia magna teve precursores e um deles foi o padre Américo Aguiar, nascido em Galegos, concelho de Penafiel, a 23 de Outubro de 1887, e falecido a 16 de julho de 1956. O novo presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, escreveu um testemunho emblemático sobre o fundador das casas do Gaiato.
LuÃs Filipe Santos
II ConcÃlio do Vaticano: O espelho de letras de Henri Fesquet
Com a extraordinária documentação obtida, Henri Fesquet compilou um autêntico roteiro do concÃlio. Da sua pena saÃram três volumes «O Diário do ConcÃlio». Uma obra imprescindÃvel para compreender o presente e o futuro dos movimentos da Igreja católica, as suas crises internas e ideológicas e a vasta problemática de aproximação das diversas igrejas do mundo.
LuÃs Filipe Santos
II ConcÃlio do Vaticano: A quebra de sigilo durante as sessões
Durante as IV sessões do II ConcÃlio do Vaticano (1962-65) muitos bispos participantes nesta assembleia magna enviavam para as suas dioceses textos sobre os trabalhos que decorriam na BasÃlica de São Pedro.
LuÃs Filipe Santos
II ConcÃlio do Vaticano: O olhar visionário de D. Manuel Falcão
O II ConcÃlio do Vaticano e os atos preparatórios entraram na casa dos portugueses e na comunicação social devido ao zelo pastoral e ao olho visionário de D. Manuel Franco Falcão. Não foi o único, mas a ele se deve muito do que se noticiou em Portugal sobre este acontecimento magno da Igreja.
LuÃs Filipe Santos
II ConcÃlio do Vaticano: As principais aquisições teológicas para Yves Congar
Em artigo publicado nas «Informations Catholiques Internationales», o cardeal francês sublinha que existe um antes e um depois do II ConcÃlio do Vaticano, no entanto alerta que esta perspetiva de renovação não deve ser levada ao ponto de fazer esquecer que a continuidade é a grande constante da vida das instituições.

Agência Ecclesia
Igreja: Do Carnaval às Cinzas, católicos começam a celebrar a Quaresma
Tempo de jejum, partilha e penitência prepara maior festa para os cristãos, a Páscoa
LuÃs Filipe Santos
II ConcÃlio do Vaticano: As discussões chegavam à s dioceses ultramarinas?
Após o encerramento do II ConcÃlio do Vaticano (1962-65), alguns bispos de Angola falaram sobre o impacto dos trabalhos conciliares nas dioceses daquela provÃncia ultramarina. D. Daniel Gomes Junqueira (Bispo de Nova Lisboa - Angola) realçou que o clero e o laicado daquela diocese acompanharam "com suficiente profundidade" as discussões que brotaram daquela assembleia magna convocada pelo Papa João XXIII e seguida pelo seu sucessor, Paulo VI.
LuÃs Filipe Santos
II ConcÃlio do Vaticano: Cardeal Cerejeira «informava» Oliveira Salazar
Durante o II ConcÃlio do Vaticano (1962-1965), o cardeal Manuel Gonçalves Cerejeira escreveu várias missivas ao chefe de governo da altura, António de Oliveira Salazar, sobre a magna assembleia que marcou a vida da igreja no último século. Logo em 1962, o bispo de Lisboa agradeceu a presença de Mário de Figueiredo, na qualidade de presidente da Assembleia Nacional, que chefiou a delegação portuguesa presente na abertura do concÃlio.
LuÃs Filipe Santos
II ConcÃlio do Vaticano: Um atelier de arquitetura conhecido por «sacristia»
Arquiteto diplomado com 18 valores pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 19 de Abril de 1949, Nuno Teotónio Pereira nasceu na capital e o seu "atelier" no meio dos arquitetos era conhecido pela "sacristia" porque ele e Nuno Portas eram "católicos militantes". Nascido a 30 de janeiro de 1922, Nuno Teotónio Pereira faleceu esta quarta-feira (20 de janeiro).
LuÃs Filipe Santos