Dossier

A Igreja portuguesa aposta no turismo

Octávio Carmo
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A Igreja Católica em Portugal pretende que a Igreja e o mundo do Turismo não andem desencontrados, apostando numa presença qualificada e na criação de um Departamento Nacional para esta área. Ambas as preocupações estão patentes nas respostas ao um Inquérito Nacional sobre a situação da Pastoral do Turismo a que a Comissão Episcopal de Migrações e Turismo decidiu proceder. A iniciativa, levada a cabo antes do VI Congresso Mundial da Pastoral do Turismo, convocado pelo Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes que decorreu na semana passada, recebeu 10 respostas: Angra do Heroísmo, Braga, Bragança - Miranda, Évora, Guarda, Lamego, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu. A maioria são dioceses do interior e das ilhas. Uma das principais conclusões deste inquérito é a necessidade de elaborar um Plano Pastoral Nacional., pedindo-se para tal “a convocação de um Encontro Nacional para realizar um cuidadoso levantamento das necessidades, dos meios ao dispor e das oportunidades de Evangelização e colaboração com a Sociedade Civil e Empresarial†As dioceses assumem, ainda, a necessidade de “apostar prioritariamente na Formação de Agentes Pastorais e de Técnicos Operadores Turísticos, cristãos e não só, através de Cursos Práticos oferecidos pela própria Igrejaâ€, tomando como exemplo o Curso pela Internet “Turismo e Património Religioso†da Faculdade de Teologia e Instituto do Ensino e Formação á Distância que é promovido pela Universidade Católica Portuguesa. Os responsáveis diocesanos reconhecem que há no País um grande espólio de bens culturais e artísticos (ex. Arte Sacra) que são um pólo de atracção, assumindo que a Igreja “é co-responsável por estes tesouros e deve dá-los a conhecer ao públicoâ€. Em relação às actividades de cada Departamento diocesano, destaca-se acima de todas a divulgação da Mensagem do Papa para o Dia Mundial do Turismo na Comunicação Social (jornal regional) e distribuição de folhetos/desdobráveis nas Dioceses. Como projectos de futuro, as respostas destacam a urgência de fornecer informações e produzir partes da Liturgia em diversas línguas, bem como a edição de folhetos sobre a cidade: serviços, igrejas e locais de interesse prático e artístico. Entre outras soluções estão ainda parcerias com municípios, museus, agências de viagens e a industria hoteleira.


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