Dossier

As Estrelas do nosso Natal

Bernardino Silva
...

Cáritas Portuguesa

A pobreza é um dos sintomas mais graves da degradação da vida humana no nosso planeta, pelo que deveria, logicamente, constituir uma base para qualquer reflexão que se pretenda enraizada na realidade.

Nas actuais condições de desenvolvimento económico, conhecimento científico e progresso tecnológico, é intolerável, do ponto de vista ético e de critérios de cidadania e vida democrática, que continue a verificar-se a persistência de elevado número de cidadãos do nosso País (e nossa Humanidade) a viver em situação de pobreza e sofrendo de privações graves em relação ao estilo de vida corrente.

Num ano marcado pelo agudizar de uma crise económica gravíssima, com dolorosos reflexos na vida dos cidadãos mais carenciados, a operação “10 milhões de estrelas - um gesto pela paz 2009” assume um papel premente na resposta a um conjunto de novas situações de grande carência que atingiram pessoas por todo o país e vem reforçar, uma vez mais, que só com gestos concretos teremos capacidade para nos opormos à Violência, à Injustiça e à Exclusão e ajudarmos quem mais necessita.   

A vela de Natal da Cáritas Portuguesa, vendida ao preço simbólico de €1, será assim o meio de ajuda aos mais necessitados num projecto que, este ano, a título excepcional, visa ajudar aqueles que, de um momento para o outro, ficaram sem meios de subsistência por causa da alarmante vaga de desemprego. A operação de Natal 2009 assume assim uma importância muito particular ao inscrever, entre os seus objectivos prioritários, a criação de um Fundo de Apoio aos Novos Desempregados.

Finalmente, com a proposta “10 milhões de estrelas – um gesto pela paz” fazemos um convite para que na próxima noite de Natal haja em cada janela das cidades e aldeias de Portugal uma vela acesa, símbolo do nosso coração convertido à Luz de Cristo, que é luz da paz, da solidariedade, da justiça e da reconciliação. Faremos com que a Luz do Natal, a Luz de Cristo, a Luz do Amor e da Esperança, brilhe mais intensamente do que qualquer outra luz. E que transforme o nosso coração e o mundo!

 

Bernardino Silva, Coordenador nacional da operação “10 milhões de estrelas - um gesto pela paz”



Natal