Edimburgo, 1910-2010
Cumpre-se esta ano o 100.º centenário da chamada Conferência de Edimburgo, quando os delegados oficiais das sociedades missionárias protestantes de diferentes ramos do protestantismo e do anglicanismo, juntamente com um convidado ortodoxo, se encontraram durante o Verão de 1910, na capital da Escócia.
A Conferência, que não possuía um encontro de carácter decisório, não tinha outro objectivo senão ajudar os missionários a construir um espírito comum e coordenar o seu trabalho.
Apenas estavam presentes as sociedades missionárias que trabalhavam para anunciar o Evangelho em novos territórios, onde Cristo ainda não era conhecido. Assim, as sociedades que trabalhavam na América Latina ou no Médio Oriente, onde já estavam a Igreja Católica Romana e as Igrejas Ortodoxas, não foram convidadas.
Edimburgo foi escolhida como local desse encontro por causa da sua vitalidade intelectual e cultural. A reputação dos seus teólogos e líderes eclesiais também influenciou a escolha. As Igrejas protestantes escocesas eram também especialmente activas na missão e tinham fama de prestar atenção às culturas locais.
2010
O centenário da Conferência Missionária será comemorado em Junho de 2010. Os organizadores querem que esse evento seja “um tempo de acção de graças pelo progresso que Deus tornou possível na missão”.
Esse encontro também permitirá que aqueles que trabalham há muito tempo no campo da missão e os representantes de correntes mais novas partilhem as suas perspectivas. Membros de diferentes tradições eclesiais também poderão discutir a sua prática de missão.
O mundo mudou bastante desde 1910 e mais uma vez a missão deve ser pensada de modo renovado. Diante da secularização e da descristianização, dos novos meios de comunicação, das relações interconfessionais, do diálogo inter-religioso, há muitos temas a serem discutidos.
Todos podem concordar quanto à necessidade de os discípulos de Cristo darem testemunho, mas ainda é difícil chegar a uma compreensão comum do que a missão precisa ser hoje.
Dentro de cada Igreja, individualmente, não faltam reflexões e debates. Os cristãos trazem no coração um sentido de urgência bem semelhante: para a nossa humanidade ferida pela divisão, o Evangelho não é um luxo supérfluo; o Evangelho não pode ser proclamado por vozes discordantes.
Escócia
A Conferência de Edimburgo 1910 testemunhou o nascimento do movimento ecuménico moderno. A Escócia, intelectual e culturalmente, tem uma forte tradição de internacionalismo que vem desde as missões celtas.
Essa perspectiva internacional foi desenvolvida por destacados teólogos escoceses e pelas lideranças das Igrejas.
A isso se juntou o espírito missionário do protestantismo escocês do século XIX, que, além da evangelização, se preocupava com a transformação da expansão económica do império britânico.
Esse envolvimento da missão levou as Igrejas ao desejo de apoiar a Conferência Missionária Mundial, em vez de deixá-la por conta das agências missionárias. Para completar, a Escócia estava a experimentar rápidas mudanças, tanto na sociedade como na Igreja, que estimularam um sentido de mais ampla visão dentro das igrejas.
Em 2000, John Pobee (Gana) visitou a Escócia e estimulou as lideranças cristãs a celebrar o centenário de 1910. Nos anos seguintes, um círculo cada vez mais amplo de estudiosos e activistas da missão reconheceu que 2010 era uma data com grande potencial e que isso requeria uma acção conjunta.
Em 2005, um encontro internacional realizou-se em Edimburgo e dele emergiram temas fundamentais para a missão no século XXI.
Também se reconheceu a necessidade de um evento central para a abordagem do centenário e isso acontecerá em Edimburgo de 2 a 6 de Junho em 2010.
No coração do projecto está um processo de estudo descentralizado, que olha para tópicos relacionados com a missão de muitos ângulos diferentes.
Conferências e investigações decorrem em todo o mundo, estimulando a criação de um grande número de novos recursos para a reflexão sobre a missão e o cristianismo.
Ecumenismo