Dossier

Mil e um

Paulo Rocha
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Paulo Rocha, Director Agência Ecclesia

É a dinâmica de cada semana, de cada dia: ainda não terminou uma edição e o planeamento da seguinte está em marcha. Não só essa, como as que se estendem pelo calendário além, em sintonia com agendas, eclesiais e sociais, no esforço por descobrir o que interessa aos leitores do Semanário Agência Eccle-sia e aos dos muitos títulos que se servem destas páginas. Esta edição, marco para avaliações e perspectivas, ainda mais. O nome Semanário não é apenas mais estimulante do que Boletim. Corres-ponde antes a transformações progressivas de que o número 1000 é fruto. Ao longo de mais de duas décadas, os objectivos traçados por quem colocou profissionalismo e muita vontade neste serviço têm o mesmo horizonte: criar uma agência de informação da Igreja Católica em Portugal. Primeiro num ritmo semanal, onde a edição que chegava também a 1000 assinantes correspondia ao fundamental do trabalho de uma redacção. Depois, numa aposta que se fez valer das potencialidades da internet e permitiu informar acontecimentos eclesiais e sociais mal passassem à História. Hoje, e desde há alguns anos, a aposta está nesse trabalho diário, hora a hora, minuto a minuto. O que acontece entre nós e além fronteiras, as informações enviadas à redacção da Ecclesia ou procuradas noutras agências dos quatro cantos do mundo passam pelo trabalho dos dois jornalistas da redacção (um com prio-ridades voltadas para o que se passa na Igreja Católica em Portugal outro na busca do que é informação eclesial nos cinco continentes). Destino de tudo o que se redige: publicação imediata no portal criado e gerido pelo terceiro elemento da Agência Ecclesia. Depois a outra face de um trabalho: a síntese da informação de uma semana, a preparação de um dossier temático, o arranjo gráfico que parte do critério único de condensar informação da semana num Semanário de poucas páginas. É assim que se faz cada edição, publicada num suporte que permite a multiplicação da leitura de textos com o fundamental da vida da Igreja e com perspectivas para o que será notícia nos dias seguintes. Assim, cresce a ideia de dois projectos, alicerçados no mesmo nome, Eccle-sia: o Semanário e a Agência de notícias. Pertencerá ao futuro determinar prioridades para cada um deles e encontrar forças que potenciem a dupla concretização. E estes projectos de nada valeriam se dos leitores não nos chegassem insistentes apoios e apelos à continuidade e à constante aposta num trabalho sempre em transformação e modernização tecno-lógica. Os textos divulgados nesta edição são disso bom exemplo. Obrigado! Paulo Rocha, Director Agência Ecclesia


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