As agências noticiosas especializadas na informação religiosa, como a Agência Ecclesia, marcam hoje uma forte presença no mundo da Internet, permitindo estar cada vez mais perto dos acontecimentos, com o maior rigor e rapidez possível na transmissão das notícias.
A velocidade é uma das marcas distintivas da nossa época e é, por definição, uma das qualidades que se quer ver reconhecida numa agência noticiosa.
Os acontecimentos mais relevantes são acompanhados, a cada momento, de maneira objectiva, pontual e fiável.
Além dos serviços mais generalistas, prestados pela Zenit, ACI, APIC, CNS, Veritas e SIR, surgem on-line agências mais especializadas no mundo missionário, como a Misna, Fides e AsiaNews. Através delas, os acontecimentos e as guerras “esquecidas” pelos grandes meios de informação ganham um espaço próprio e podem chegar a milhões de leitores.
As agências em questão não são um órgão de propaganda nem pretendem ser fonte de textos de “devoção” para os seus leitores. Um serviço deste género é concebido, primariamente, para a reprodução das notícias, seja na imprensa escrita, rádio, TV ou Internet.
Na Agência Ecclesia, a vida da Igreja em Portugal é descrita a partir do encontro com os protagonistas da notícias. Para o resto do mundo, a partir de fontes em inglês, francês, italiano ou espanhol, procura-se a informação que pode interessar aos media lusófonos.
A procura crescente do material do tipo religioso exige que as agências de informação nesta área assumam funções de “tradução” para linguagem corrente de posições, documentos, ritos e tradições. Nessa perspectiva aparecem entrevistas, dossiês, reportagens originais, testemunhos e comentários. Há uma nova perspectiva sobre a informação religiosa que se abre com esta abordagem: mais directa, mais fluente e mais veloz.
Com o trabalho da agência procura-se abranger o maior número de leitores possível, permitindo também potenciar a produção noticiosa feita em âmbitos mais restritos.
Octávio Carmo, Agência Ecclesia