Dossier

Tuala Kumoxi - Estamos Juntos

Hugo Gonçalves
...

«É Deus, que é amor, quem conduz a Igreja rumo às fronteiras da humanidade e quem chama os evangelizadores a beberem "da fonte primeira e originária que é Jesus Cristo, de cujo Coração trespassado brota o amor de Deus". Somente deste manancial se podem haurir a atenção, a ternura, a compaixão, o acolhimento, a disponibilidade e o interesse pelos problemas das pessoas, assim como aquelas outras virtudes necessárias para que os mensageiros do Evangelho deixem tudo e se dediquem completa e incondicionalmente a difundir no mundo o perfume da caridade de Cristo.» (Papa Bento XVI na sua mensagem para o Dia Missionário Mundial 2008).

 

Quando, em 2003, alguns jovens da Paróquia de Famões e o seu pároco decidiram avançar com um projecto de gemi-nação que os ligaria para sempre à Paróquia de Nambuangongo, estavam bastante conscientes dos ingredientes necessários para levar por diante esse projecto. E o mais importante de todos é, como diz o Santo Padre, o estarmos em contacto com a fonte que motiva todas as nossas acções e projectos: Cristo. Um dos maiores frutos desta Geminação na nossa comunidade paroquial foi termos percebido rapidamente que nunca poderíamos ser uma comunidade evangelizadora, se não fossemos antes uma comunidade evangelizada, comprometida com a Palavra e empenhada em traduzi-la nas acções concretas.

Assim, foi muito cedo que percebemos que não podíamos enviar para Angola jovens que, mesmo qualificados a vários níveis e marcados pela vontade de ajudar o próximo, não tivessem fortalecida esta ligação à fonte originária, empenhando-se numa caminhada pessoal de encontro com Cristo e com os irmãos. Porque mais do que de ajuda humanitária, cuidados de saúde e educação, o povo de Nambuangongo precisa de ter uma razão para esperar. E é precisamente neste ponto que ter encontrado Cristo faz toda a diferença num missionário.

Ao longo destes seis anos de geminação, alguns jovens viajaram para Nambuangongo e partilharam um mês da vida com o povo irmão, mas eles eram apenas a ponta da lança deste projecto que envolve toda uma comunidade, durante todos os dias do ano, em acções de angariação de fundos, divulgação, e em momentos de oração. Famões é uma paróquia missionária, constituída por missionários que, possivelmente, nunca chegarão a pisar o chão de Angola, mas que conhecem o poder que a oração tem de estreitar distâncias.

Os que foram a Nambuangongo, trazem sempre as notícias dos frutos e as certezas da necessidade de um projecto assim. E chegam sempre com uma vontade incontida de salvarem o mundo. E os que ficaram em Famões acolhem a novidade e os sorrisos e sentem-se também chegados de uma missão que encontrou corações do outro lado do mundo.

Para os que viajam, os medos e dúvidas que surgem durante a preparação, a sensação de não estarem à altura, as privações que passam, as frustrações e insucessos no terreno, as coisas preparadas com tanto trabalho que nunca chegam a ser realizadas, todas as contrariedades experimentadas por quem se lança num projecto assim são sempre superadas pela experiência de radical entrega, de encontro e pela sensação inconfundível de missão cumprida. Quem volta sente-se, antes de mais, profundamente amado por Deus. E quer responder mais a esse amor.

É por isso que eu digo sempre: em Angola eu não fui missionário, fui missionado!

Hugo Gonçalves



Voluntariado missionário