Internacional

China: Bispo católico libertado mas «proibido de exercer ministério episcopal»

Agência Ecclesia
...

D. John Peng Weizhao estava preso pelo regime de Pequim desde 30 de maio

Lisboa, 12 dez 2014 (Ecclesia) – A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) revela que o bispo de Yujiang foi libertado da prisão mas permanece “sob vigilância da polícia”, está “proibido de exercer o ministério episcopal” e de abandonar a província chinesa de Jiangxi.

“Até ao momento desconhece-se se a decisão de libertação do bispo foi tomada por Pequim ou pelas autoridades provinciais de Jiangxi”, explica o organismo dependente da Santa Sé..

Numa notícia publicada no seu sítio online, a Fundação recorda que D. John Peng Weizhao, “fiel a Roma”, foi preso a 30 de maio, “cerca de um mês” depois da sua nomeação pelo Vaticano.

O atual prelado de Yujiang exercia o cargo de administrador apostólico desde 2012, tendo substituído no cargo D. Thomas Zeng Jingmu, “por causa da sua idade avançada”.

A AIS recorda ainda que estão presos “diversos bispos e sacerdotes”, que pertencem à chamada “igreja clandestina”, fiel a Roma, e destaca três casos:

D. Thaddeus Ma Daqin, bispo oficial de Xangai, em prisão domiciliária desde há dois anos; o monsenhor James Su Zhimin, bispo de Baoding, preso desde 1997, e o bispo de Yixian, D. Shi Enxiang, detido em 2001.

AIS/CB/JCP



Ásia