Internacional

Jerusalém: Igreja Católica agradece donativo do rei da Jordânia para restauro do túmulo de Cristo

Agência Ecclesia
...

Obras na Basílica do Santo Sepulcro tem «sérios problemas» de conservação

Jerusalém, 19 abr 2016 (Ecclesia) - O Patriarcado Latino de Jerusalém (Igreja Católica) agradeceu em comunicado o donativo do rei Abdullah II da Jordânia para financiar o restauro do túmulo de Cristo na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém.

“É uma excelente notícia, uma notícia altamente simbólica uma vez que o Santo Sepulcro é, de entre todos, o lugar mais sagrado para os cristãos de todas as confissões”, refere D. William Shomali, vigário patriarcal latino em Jerusalém, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A corte jordana informou o patriarca Ortodoxo de Jerusalém, Teófilo III, da “makruma” (doação real de beneficência) do rei Abdullah II, em carta datada de 10 de abril.

O rei da Jordânia é considerado o guardião dos Lugares Santos cristãos e muçulmanos de Jerusalém, desde os acordos de Wadi Araba (1994).

O patriarca Ortodoxo de Jerusalém e a Custódia da Terra Santa (Igreja Católica) anunciaram que o túmulo de Cristo vai ser restaurado, depois das solenidades da Páscoa ortodoxa (1 de maio).

Um estudo científico, previamente realizado, confirmou a existência de sérios problemas de humidade ”ligados à condensação da respiração dos visitantes” e também de oxidação provocada pelo fumo das velas.

“O restauro é possível graças ao acordo conseguido entre as três principais confissões (Ortodoxa-grega, Latina e Arménia) que coabitam na Basílica”, explica a nota do Patriarcado Latino de Jerusalém.

No que respeita ao Santo Sepulcro, a parte que vai ser restaurada está sem qualquer intervenção desde 1947.

Os trabalhos foram confiados a uma equipa grega chefiada pela professora Antonia Moropoulo, da Universidade Técnica Nacional de Atenas.

OC



Terra Santa