Internacional

UE: Comissão Justiça e Paz alerta para desafio da «liberdade religiosa»

Agência Ecclesia
...
DR
DR

«É fundamental que ele tenha lugar de destaque na agenda internacional», salienta organismo católico

Bruxelas, 23 abr 2015 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Justiça e Paz da Europa defendeu na sede da União Europeia, em Bruxelas, a necessidade das políticas internacionais do organismo terem em conta os desafios atuais que se colocam à liberdade religiosa.

Segundo um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, D. Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo, expressou esta preocupação num encontro com o representante especial da UE para os Direitos Humanos, Stavros Lambindis.

Para o prelado, “é fundamental que a promoção da liberdade religiosa, a par da proteção das minorais religiosas, tenha um lugar de destaque na agenda da União Europeia de modo a que este direito essencial esteja garantido em todas as suas dimensões, quer no plano individual quer coletivo”.

 D. Jean-Claude Hollerich recordou de modo particular todas as comunidades, incluindo cristãs, que são hoje perseguidas devido à sua fé em diversos países.

Uma questão que não poderá ser refletida na base da “mera liberdade de expressão”, frisou o presidente da Justiça e Paz Europa.

Acompanhado pelo secretário-geral da Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia, o padre Patrick Daly, o arcebispo luxemburguês defendeu a implementação eficaz das recentes linhas de ação que os Estados-membros adotaram relativamente à Liberdade de Religião e de Crença.

Exortou ainda a União Europeia a promover um “diálogo constante com as  diversas Igrejas e comunidades religiosas do território, no plano da liberdade religiosa”.

Na reunião em Bruxelas, os representantes católicos destacaram ainda a aposta na Educação como “um meio eficiente de contrariar o extremismo religioso e a violência”.

A Comissão Justiça e Paz da Europa representa as 31 comissões nacionais com o mesmo nome atualmente a funcionarem no Velho Continente, incluindo em Portugal.

Tem como principal função trabalhar pela promoção da justiça, da paz, do respeito pela dignidade humana e despertar consciências através dos valores consagrados na Doutrina Social da Igreja.

O quartel-general do organismo está sedeado em Bruxelas, na Bélgica, onde trabalha em proximidade com a Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia.   

JCP 



Europa