Multimédia: Ciência Viva no Verão
Nesta época de férias, onde a disponibilidade é maior e o tempo para a família aumenta, o ideal será gozarmos esse período realizando atividades de elevada qualidade, proporcionando momentos de entretenimento e cultura. Para tal, esta semana propomos uma visita ao sítio do projecto Ciência Viva, o qual comporta três grandes áreas: “um programa de apoio ao ensino experimental das ciências e à promoção da educação científica na escola”; “uma rede nacional de Centros Ciência Viva, concebidos como espaços interactivos de divulgação científica para a população” e ainda “campanhas nacionais de divulgação científica, estimulando o associativismo científico e proporcionando à população oportunidades de observação de índole científica”. É devido a esta última área que convidamos a uma pesquisa por este espaço virtual, isto porque, o programa Ciência Viva no Verão, é óptimo para se efectuar em família.
Ao clicarmos no item “ciência no verão”, encontramos quatro propostas distintas, todas elas disponíveis durante os meses de Julho a Setembro. Em “Engenharia no Verão”, somos convidados a levar “os amigos, a família e ir ao encontro dos engenheiros”, aproveitando “as férias para conhecer de perto a engenharia e o seu impacto nas nossas vidas”. Na opção “Astronomia no Verão “, podemos aproveitar “as noites de Verão para conhecer melhor o Universo, na companhia dos astrónomos” e efectuar “observações astronómicas, sessões de planetário e palestras em todo o país”. Em “Geologia no Verão”, descobrimos “como os acontecimentos do passado modelaram as paisagens de hoje e que seres vivos povoaram a Terra”. Já em “Biologia no Verão”, passamos das “plantas aos animais, dos fungos às bactérias”, conhecendo “a vida em estuários, praias, sapais e jardins”. Por último em “Faróis”, ficamos a conhecer “a história, o sistema de funcionamento e a importância dos faróis para a navegação”. Em todas estas opções está disponível um motor que nos permite pesquisar quando e onde é que cada uma das propostas irá ocorrer.
Apesar de somente aqui destacarmos uma opção, neste sítio temos ao dispor uma quantidade enorme de projectos e propostas que se prolongam por todo o ano e que valem bem a pena serem participadas por todos.
Fernando Cassola Marques