Multimédia: Instituto Pe. António Vieira online
A proposta desta semana passa por uma visita atenta e cuidada ao sítio virtual do Instituto Pe. António Vieira (IPAV).
O IPAV “é uma associação sem fins lucrativos, constituída em 2005 com particular vocação para a reflexão e intervenção nos domínios das migrações e diálogo intercultural, inovação social e prospetiva, na senda da inspiração da vida e obra do Pe. António Vieira”. Tendo como principal missão a intervenção e promoção “da dignidade humana, através da inovação social, do diálogo intercultural e da solidariedade em Portugal e no Mundo.
Ao digitarmos o endereço www.ipav.pt entramos num espaço organizado, devidamente estruturado e com os conteúdos muito bem distribuídos. Na página inicial encontramos os habituais destaques, um conjunto relevante de vídeos, bem como outros projetos com uma forte presença nas redes sociais.
Na opção “IPAV”, acedemos a informações maioritariamente institucionais, nomeadamente aos relatórios de gestão, aos estatutos, quem são os órgãos sociais e ainda a outros documentos de apresentação.
Caso pretenda conhecer quais os projetos que esta associação possui, basta que clique no item “projetos”. Divididos em quatro grandes áreas (Governação Integrada, Participação e Cidadania, Liderança Servidora, Empregabilidade Solidária), podemos consultar informações sobre a rede grupos de Entreajuda para a Procura de Emprego, a Academia Ubuntu, a incubadora social Ubuntu, o mapa de Inovação e Empreendedorismo Social, a História do Futuro e a Rede internacional de jovens cidadãos (Success), entre outros.
Em “P. António Vieira” ficamos a conhecer o missionário, o político, o diplomata, o orador e o intelectual, que viveu num século conturbado e inquietante. Aí podemos aceder à cronologia daquele que esteve na “vanguarda na defesa dos direitos humanos, da interculturalidade e do diálogo inter-religioso”, e a ainda a uma lista completa da sua vasta e variada obra (200 sermões, 700 cartas, tratados proféticos, dezenas de escritos filosóficos, teológicos, espirituais, políticos e sociais).
Por último em parceiros conseguimos obter uma imagem de todas as parcerias que de uma forma mais próxima colaboram com esta tão importante organização cujo nome e identidade “é uma herança portuguesa preciosa para o terceiro milénio”.
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com