Multimédia

Media: Associação Portuguesa Amigos de Raoull Follereau

Fernando Cassola Marques
...

http://www.aparf.pt

Sabia que no passado domingo (último de janeiro) celebramos o dia Mundial dos Leprosos? Assim, mais uma vez, como forma de chamarmos a atenção para esta celebração, sugerimos uma visita ao sítio da Associação Portuguesa Amigos de Raoull Follereau (APARF). Esta IPSS sem fins lucrativos, tem por objectivo “prestar assistência material, sanitária e moral às pessoas afectadas pela doença de Hansen; promover, acções de luta contra a doença de Hansen e outras causas de marginalização social; colaborar com as organizações congéneres existentes noutros países e celebrar em Portugal o dia mundial dos leprosos, sensibilizando a opinião pública para a situação dos doentes de lepra em Portugal”.

Neste espaço virtual poderemos ficar “a conhecer a associação, saber quem é o seu fundador, ver os seus projectos e ainda consultar a versão online do jornal da associação”. O grande destaque na página inicial passa pela consulta da versão online da publicação periódica intitulada “O Amigo do Leproso”. Isto porque, todas as opções do menu lateral são precisamente as secções que a publicação possui.

Além da consulta do jornal, podemos no menu superior, descobrir quem é esta associação e o que faz, em “quem somos”. No item “Raoull Follereau”, acedemos à biografia deste grande homem, que nasceu em França no ano de 1903 e veio a morrer em Paris em Dezembro de 1977. A sua vida mudou, após um contacto com os leprosos durante um safari em África. Posteriormente, com o surgimento da II guerra mundial teve de se esconder num convento de religiosas, onde a Madre Maria Eugénia, tinha o sonho de criar a cidade dos leprosos. Então o “apóstolo dos leprosos” disse à religiosa “avance com o projecto, que no dinheiro penso eu”. E assim foi, decidiu percorrer o mundo a fazer conferências para sensibilizar as pessoas para esta doença. O sonho das religiosas tornou-se realidade em 1953.

Caso pretendamos aceder às publicações anteriores de “O Amigo do Leproso”, basta clicar em “arquivo”.

Por último, apenas referimos que de acordo com os mais recentes dados da Organização Mundial de Saúde, por ano surgem 250 mil novos casos de lepra em todo o mundo.

Fica então aqui a sugestão de visita para conhecermos mais acerca do enorme trabalho que é feito por esta organização, pois como dizia este grande filantropo, “Ser feliz é fazer os outros felizes”.

Fernando Cassola Marques