Media: Obras Missionárias PontifÃcias
Outubro é por natureza um mês dedicado, pela Igreja Católica, ao mundo missionário. A ideia presente nestes trinta e um dias é a de que se desenvolvam nas comunidades locais, uma série de atividades destinadas a promover a Missão como «urgência e prioridade». Assim sendo, esta semana apresentamos o sítio das Obras Missionárias Pontifícias (OMP), dado que são estas que procuram “promover na Igreja e na sociedade em geral, a participação ativa em ações e campanhas, que visem a dignidade de todas as pessoas, a solidariedade para com os mais pobres, excluídos e injustiçados e a proposta de causas a favor da justiça e da paz entre pessoas, grupos e nações”.
Neste espaço virtual é-nos oferecido um conjunto de informações, de iniciativas de evangelização e da realidade missionária em tudo o mundo, de uma forma clara e muito direta.
Se pretendermos descobrir o que são as OMP, quantas são, quais os seus objetivos e como nasceram, basta acedermos a “obras missionárias”. Em “jornadas missionárias”, podemos aceder às conferências pronunciadas em todos os encontros, que se realizam desde setembro de 2004. No item “infância missionária”, é apresentada uma proposta de ajuda para os educadores, no sentido de despertarem progressivamente nas crianças, uma consciência missionária universal e levá-las a partilhar a fé e os meios materiais com as crianças de regiões e Igrejas mais pobres. Na opção “outubro Missionário”, são apresentados alguns recursos de trabalho colocados à disposição das dioceses, paróquias, Institutos Missionários e de todos os amigos da Missão, para uma melhor vivência deste mês.
Em “blog”, encontramos um espaço diferente e que procura mostrar uma imagem menos formal e mais próxima das pessoas. Aí podemos apreciar alguns conteúdos multimédia e textos, diretamente relacionados com a temática missionária, que vão sendo publicados com alguma regularidade.
Fica aqui a sugestão para que visitem este sítio e sintam que “o mandato missionário continua a ser uma prioridade absoluta para todos os batizados, chamados a ser «servos e apóstolos de Cristo» neste início de milénio” e assim podermos viver a missão, transmitindo a fé.
Fernando Cassola Marques
Missões