Multimédia: 2015, Ano Internacional da Luz
A 25 de Novembro de 2013, na 68ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) foi proclamado 2015 “como o ano em que a Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) promoveria a cooperação com outras entidades para o desenvolvimento de ações de sensibilização de políticos e cidadãos em geral – a nível mundial – para a importância da luz na vida e no bem-estar geral”.
O Ano Internacional da Luz é “um projeto de divulgação científica multidisciplinar e educativo que envolve mais de 100 parceiros de 85 países. Portugal, através da Ciência Viva, da Sociedade Portuguesa de Física e da Comissão Nacional da UNESCO, pretende integrar o programa Mundial, conforme tem ocorrido com outras iniciativas congéneres”. Os principais objetivos, em termos nacionais, passam pela: promoção das tecnologias da luz como fator de melhoria de qualidade de vida no mundo; redução da poluição luminosa e o desperdício de energia; promoção do envolvimento dos jovens na ciência; promoção da educação entre os jovens e do desenvolvimento sustentável.
Ao digitarmos o endereço www.ail2015.org encontramos um espaço graficamente bastante simples e eminentemente informativo. Naturalmente se percebe que as energias despendidas na criação desde sítio não recaíram sobre as componentes gráficas e estéticas, mas ao nível dos conteúdos apresentados.
Na opção “a luz” encontramos as justificações para a escolha deste tema onde, entre outras, se afirma que “a tecnologia baseada na luz é o maior motor económico da atualidade”.
Em “programa nacional” entramos, talvez, no principal espaço deste sítio. É aqui que temos acesso às 15 propostas para o programa nacional de atividades que irão decorrer durante este ano. “Esta programação foi criada de modo a abranger diversas áreas do conhecimento e de forma a promover o contacto direto com o público. Os conteúdos foram pensados para o público em geral, existindo algumas atividades dedicadas à comunidade escolar e público mais jovem”.
No item “recursos”, temos ao dispor um conjunto de vídeos relativos ao ano internacional da Luz.
Para nos mantermos a par de tudo o que irá acontecer ao longo destes 365 dias que compõem o ano internacional da luz, basta que acedamos ao item “calendário”.
Aqui fica a sugestão para visitarem este espaço online e assim se juntarem às celebrações relativas ao Ano Internacional da Luz, pois “sem ela não pode existir vida na terra”.
Fernando Cassola Marques
Comunicações Sociais