Multimédia: A aldeia: Porque há lugares, que têm de ser mantidos
O projecto que esta semana apresento tem como grande objetivo o de partilhar textos com qualidade, dentro dos valores que foram definidos pelos seus criadores. A aldeia não é uma instituição, é apenas um espaço de partilha, nascido em Janeiro de 2001, como iniciativa do professor de português Paulo Geraldo. Posteriormente a equipa foi-se alargando, contando actualmente com cerca de seis colaboradores que são, “algumas pessoas vulgares entusiasmadas com aquilo que é verdadeiro e bom e belo”.
Logo na página inicial, descobrimos facilmente que a sobriedade e a simplicidade são elementos chave em todo este ambiente. Além de uma pintura e de um poema muito bem enquadrados, temos ao nosso dispor as últimas actualizações bem como um conjunto de temas que são as opções que nos ajudam a passear por esta aldeia.
Em “família”, temos ao nosso dispor um conjunto de textos riquíssimos, que naturalmente se enquadram na temática principal. Vão desde o casamento, o aprender a amar, os filhos, o educar na família, o papel da mãe, do pai, dos avós, o ambiente familiar e um bastante elaborado que é a psicologia das idades. Aí encontramos uma análise das características psicológicas dos jovens em idade escolar com textos alusivos e ainda “uma curta apresentação de algumas dezenas de filmes, contendo os dados principais de cada um deles, um resumo e alguns tópicos de análise”.
Em outro espaço, descobrimos escritos sobre a temática do aborto e eutanásia, onde naturalmente os valores aí defendidos são sempre a favor da vida. Assim, dispomos de uma enorme fonte de documentação e bastante bem fundamentada pró-vida.
Na opção “liderança”, os textos que aí se encontram, estão agrupados por temáticas variadas (firmeza; animar e recompensar; trabalhar em grupo; fazer-se ajudar; competência, decisão e iniciativa).
Por último, dispomos de um conjunto de “belos textos”, onde a prosa e a poesia andam de braço dado, num manancial de palavras que nos deliciam completamente.
Fica aqui esta extraordinária sugestão, adicionem esta ligação aos vossos favoritos e sempre que possam, passem por este sítio, porque apesar de A Aldeia não estar na moda, ela é "este sossego feito de silêncio".
Fernando Cassola Marques