Multimédia: Apoio ao luto
No passado dia 2 de Novembro comemorámos mais uma solenidade de todos os fiéis defuntos. Por ser uma altura em que, naturalmente, pensamos mais naqueles que nos eram queridos e partiram para a casa do Pai, esta semana apresentamos como sugestão de navegação o sítio da APELO – Associação de Apoio à Pessoa em Luto. Neste espaço fala-se com “naturalidade sobre perdas emocionais profundas, como as provocadas pela morte de um ente querido”.
Ao digitarmos o endereço da associação, encontramos um espaço simples e bastante claro, sendo certo porém que, a qualidade gráfica e o uso das mais recentes tecnologias de desenvolvimento de páginas web não está a ser aplicado.
Na opção “quem somos”, descobrimos que a APELO é uma “instituição baseada na colaboração solidária e voluntária de pessoas em luto, técnicos e profissionais de diferentes áreas e outras pessoas que desejam promover o auxílio ao luto”. Percebemos ainda que as áreas de intervenção chave desta organização são:
- O apoio direto às pessoas e famílias em luto;
- A formação, ensino e pesquisa sobre o luto;
- A divulgação do tema “os afectos: construção, manutenção e perda”;
- A cooperação interinstitucional.
No item “onde estamos”, encontramos os centros da APELO já implantados em algumas zonas do país, bem como, informações regionais de cada extensão desta associação.
Se pretender colaborar tornando-se sócio aceda à opção “associado”, onde encontra todos dados que lhe permitem juntar-se a esta extensa missão solidária.
Em “pedido de apoio”, entramos num espaço muito importante, dado que é através desse formulário que podemos entrar em contacto com esta fabulosa equipa que presta apoio nesta área tão sensível e esquecida por muitos.
Para finalizar, destacamos a página inicial, pois aí dispomos de um conjunto enorme de conteúdos. Temos possibilidade de adquirir online os livros do prof. Eduardo Rebelo (“Desatar o nó do luto”, “Amor, luto e solidão” e ainda “Defilhar: como viver a perda do filho”), que são “leituras aconselhadas a quem sofre o luto pela perda de um filho, por viuvez ou por se ver privado de outro alguém ou algo com muito significado pessoal”. Encontramos também ligações para duas excelentes reportagens produzidas pela rádio TSF, relacionadas com esta associação. E ainda sugestões na área formativa, seja para as oficinas formação ou para os cursos de aconselhamento do luto.
Pois bem, aqui fica a sugestão para que memorizem este endereço e o divulguem, dado que é uma maneira de nos mantermos actualizados com as iniciativas desenvolvidas por esta enorme associação.
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com
Comunicações Sociais