Multimédia

Multimédia: Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger

Fernando Cassola Marques
...

www.apsa.org.pt

No passado dia 18 de Fevereiro celebrámos o Dia Internacional do Síndroma de Asperger, data de nascimento de Hans Asperger (18 de fevereiro de 1906), médico austríaco que estudou a doença à qual foi dado o seu nome. Calcula-se que, em Portugal, existam cerca de 40.000 portadores desta síndrome, afetando maioritariamente os rapazes.

Porque existem comemorações que muitas vezes passam despercebidas a muitos de nós, esta semana proponho uma visita ao espaço virtual da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA). Esta organização, que foi constituída a 7 de Novembro de 2003 “congregando como fundadores pessoas relacionadas no plano familiar, social e científico, com a síndrome, mas aberta a todos os que demonstrem interesse por esta causa”.

Para aqueles que possam desconhecer o que caracteriza esta doença, podemos resumir que a síndrome de Asperger “faz parte do espectro das várias desordens classificadas como autismo. Estas pessoas têm dificuldade em gerir interacções sociais, e têm padrões de comportamento e de interesses estereotipados, como outros autistas. Mas mantêm capacidades linguísticas e cognitivas, que lhes permitem funcionar em sociedade”.

Logo na página inicial encontramos os habituais destaques, que neste momento se relacionam com a possibilidade de poder “aplicar 0,5% do seu imposto retido pelo estado em acções e projetos da APSA. No item “sobe a APSA”, podemos aceder a todo um conjunto de informações que estão relacionadas com a vida de qualquer associação (estatutos, órgãos sociais, parceiros, apoios, donativos, contactos, ficha de sócio).

Um espaço bastante interessante está em “Síndrome de Asperger”. dado que aí dispomos de vários conteúdos que nos ajudam a compreender melhor o que é esta doença. Encontramos um conjunto de artigos saídos na imprensa, textos com aspectos legais e outros sobre a síndrome. Temos uma categoria sobre filmes, onde nos são sugeridas películas bastante interessantes e ainda alguns livros que também estão relacionados com a temática do sítio. Caso pretenda saber quais os projectos e actividades que estão a ser desenvolvidos, ver as fotografias da sede, dos congressos, dos seminários e ainda consultar a calendarização das reuniões de pais, basta clicar em “projectos e actividades”.

Aqui fica a sugestão: visitem, consultem e divulguem este espaço virtual que pretende ser uma ponte que liga todos aqueles que estão sensibilizados para esta doença.

Fernando Cassola Marques



Comunicações Sociais