Multimédia: Centro Virtual Camões
http://cvc.instituto-camoes.pt/
No passado/próximo dia 10 de junho comemorou-se/comemora-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Nesse dia assinala-se a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, sendo também este o dia dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal, protetor do país, comemorado com um feriado nacional. Assim, esta semana sugerimos uma visita ao sítio do Centro Virtual Camões, que se encontra disponível em http://cvc.instituto-camoes.pt/. Da responsabilidade do Ministério dos Negócios Estrangeiros o espaço do Centro Virtual Camões (CVC) é uma autêntica mediateca online, dada a diversidade, qualidade e quantidade de conteúdos que se encontram ao dispor do utilizador. O principal objectivo do CVC passa por prestar “apoio ao ensino e aprendizagem do português, bem como a divulgação da língua e cultura portuguesa”, oferecendo para isso uma diversidade de ferramentas práticas que desenvolvem, em regime de auto-aprendizagem e/ou realizando um dos seus variados cursos, habilidades na leitura, escrita, escuta e conversação do português. Este espaço virtual, tem como público-alvo não somente os estudantes (adolescentes ou adultos), mas “todos aqueles que procuram aprender, ensinar, conhecer ou traduzir o idioma Português”.
Para isso, possui cinco grandes áreas temáticas que são respetivamente, aprender, conhecer, ensinar, tecnologias da língua e por último ensino à distância (nas próximas semanas iremos detalhar cada uma destas áreas). Complementando estes espaços, existe ainda a “biblioteca digital Camões” (BDC), uma ligação à infopédia da Porto Editora (dicionário e enciclopédia de língua portuguesa) e um vasto conjunto de notícias sempre actualizadas respeitantes à promoção e divulgação da língua portuguesa. Na BDC é disponibilizado “um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística” que pretendem “fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português” correspondendo assim à missão do Instituto Camões, que é a “promoção da língua e cultura portuguesas desde 1929”. Aí podemos pesquisar por temas, por autor, por obras mais recentes, havendo a possibilidade de descarregar todos esses documentos em formato pdf.
Claramente este é um espaço que merece uma visita atenta e cuidada, para todos aqueles que pretendem cada vez mais conhecer a nossa língua.
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com