Multimédia: Coerência.pt - O Desafio do Desenvolvimento
A luta e o combate à pobreza é uma das tarefas que os denominados países desenvolvidos não devem retirar das suas agendas. É através de políticas de desenvolvimento sustentável, mesmo em tempos de “crise económica mundial”, que as referidas nações têm uma responsabilidade enorme para contribuir com actos concretos e medidas pró-activas, de erradicação da pobreza a nível mundial. Esta semana, apresentamos um projecto que atua no sentido de promover a “coerência das políticas para o desenvolvimento através da sensibilização e mobilização de decisores políticos, funcionários públicos, ONGD e público em geral”.
Com o objetivo de “promover a melhoria da eficiência, da coerência e da visibilidade das políticas externas dos governos e da União Europeia, pretende-se (…), denunciar as incoerências das políticas e propor alternativas de acção, de modo a contribuir para as metas estabelecidas nos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) (…) com o fim último de reduzir a pobreza mundial.”
Ao digitarmos o endereço www.coerencia.pt, encontramos um espaço virtual eminentemente informativo, conforme podemos constatar logo na página inicial.
Em “monitorização”, temos uma ideia interessante e na qual assenta em parte este projecto, que passa por analisar as “políticas implementadas pelo ciclo parlamentar nacional e europeu e aferir se são coerentes com os princípios defendidos em acordos e parcerias Internacionais delineados com os países em desenvolvimento”. Assim, “de cada vez que um parlamentar levar a cabo uma acção considerada positiva em termos da coerência das políticas para o desenvolvimento, esta será divulgada online e terá direito a uma ‘estrela’”.
Na opção “casos”, são apresentados todos os estudos para serem divulgados e analisados por todos os interessados, onde, com exemplos concretos são publicitadas práticas coerentes e efetivas que vão de encontro aos objetivos traçados.
Caso pretenda visualizar alguns vídeos, desde documentários, spots promocionais e microfilmes, que foram produzidos para nos ajudarem e sensibilizarem para esta realidade, basta que clique em “filmes”.
Então e como pode ativar a sua cidadania? É fácil, para promover a luta contra a pobreza, apoiar as políticas de educação e cooperação para o desenvolvimento, pode enviar um postal a um deputado/eurodeputado, divulgar os filmes, usar e divulgar este projeto (redes sociais, imagens, etc.), entre outros. Para ver estas e outras propostas aceda ao item “o seu papel”.
“Eis uma boa oportunidade de pormos coerentemente em prática a nossa cidadania participativa”.
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com