Multimédia: Educação Cristã online
Sob o lema “guardar a fé – guardar o outro”, retirado das palavras do papa Francisco, arrancou no passado dia 29 de setembro a semana nacional da Educação Cristã. Assim a nossa proposta passa por uma visita virtual ao sítio da Comissão Episcopal responsável por este sector, que tem, entre outras, a responsabilidade de coordenar as catequeses, a disciplina de educação moral e religiosa católica (EMRC) e as escolas católicas.
Na página inicial encontramos um espaço interessante, com uma apresentação gráfica atraente, onde as quatro grandes áreas (EMRC, Catequese, Escolas Católicas e Comissão Episcopal) se encontram em destaque. Surgem depois oito opções complementares o que torna a navegação e a distribuição dos conteúdos bastante simples.
Ao clicarmos em “notícias”, dispomos de todos os apontamentos noticiosos que são publicados nesta plataforma, ordenados cronologicamente. Existindo ainda a opção de pesquisarmos notícias por determinada data e/ou título.
Em “Centro de Recursos”, encontramos um conjunto bastante alargado de conteúdos, nos mais variados formatos (texto, áudio, vídeo, powerpoint, imagens), suportados por um motor de busca que nos facilita a pesquisa. Uma área em crescendo e que cada vez mais é importante a sua existência – TV Online - é aquela que dispõe de registos em formato de vídeo das muitas conferências, debates e outros encontros que vão sendo organizados por este secretariado. Na opção “Galeria”, encontra devidamente catalogadas, um conjunto enorme de registos fotográficos dos diversos eventos nacionais. O espaço “agenda”, procura manter informadas todas as pessoas que visitam este sítio, por forma a ficarem a conhecer as datas e os locais dos eventos relacionados com a área de atuação do SNEC. Por último em “edições SNEC”, pode consultar todas as publicações realizadas por este secretariado e em algumas delas, com a possibilidade de aceder a partes do seu conteúdo.
Aqui fica a sugestão de visita constante a este espaço virtual, por parte de crianças, adolescentes, jovens e adultos, sejam eles catequistas, professores, educadores ou encarregados de educação, pois este sítio dispõe de conteúdos bastante relevantes para o sector da educação cristã.
Fernando Cassola Marques