Multimédia: Escutismo Online
O dia 22 de fevereiro é uma data muito especial para todos os escuteiros. Nesse dia, em Londres, nascia Robert Stephenson Smyth Baden-Powell mais conhecido por BP e que mais tarde viria a fundar o Escutismo. Este movimento, nascido em Inglaterra, foi-se alastrando além-fronteiras tendo chegado a Portugal decorria o ano de 1913, com o surgimento da Associação de Escoteiros de Portugal. Passados 10 anos, na cidade de Braga, foi fundado o Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português (CNE). Atualmente, este movimento global conta com mais de 40 milhões de membros em todo o mundo, distribuídos por 164 associações escutistas.
Assim, esta semana, a minha proposta passa pela visita ao sítio oficial do CNE, que recentemente foi alvo de remodelação.
Ao digitarmos o endereço www.escutismo.pt encontramos um espaço graficamente bem concebido e com um conjunto enorme de recursos à nossa disposição.
Se não conhece esta associação e/ou se pretende tornar-se escuteiro, o melhor é entrar em “quero ser escuteiro”. Aí, de uma forma bastante simples, pode ficar a saber quem são, o que fazem e onde é que se encontram localizados geograficamente os diversos agrupamentos nacionais. Obtém ainda informações relativas à componente de voluntariado bem como um conjunto de perguntas frequentes e glossário que o podem ajudar a ficar mais esclarecido.
Nos escuteiros as crianças e os jovens estão divididos por quatro faixas etárias, sendo que cada faixa etária corresponde a uma secção (Lobitos (6-10 anos); Exploradores/Moços (10-14 anos); Pioneiros/Marinheiros (14-18 anos); Caminheiros/Companheiros (18-22 anos)). Como forma de compreender melhor e aprofundar o conhecimento relativo a cada uma das secções, existem precisamente espaços dedicados a cada uma delas.
Como não poderia deixar de ser existe um conjunto de adultos voluntários, que no escutismo se denominam de dirigentes, e que são o garante da aplicabilidade da missão e valores baseados na lei e promessa Escutista. Ao clicar em “dirigentes” acede a um espaço inteiramente dirigido aos adultos que “procura falar com estes na primeira pessoa”. Aí pode obter um manancial de conteúdos que, na sua grande maioria, necessitavam de uma apresentação própria.
Por último em “imprensa” pode aceder a uma área inteiramente dedicada aos profissionais da comunicação social. Aí o CNE, através do seu gabinete de imprensa, “pretende contribuir para a visibilidade da dimensão e papel do Escutismo na sociedade”, disponibilizando vários recursos.
Fica então lançado o repto para visitarem este extraordinário espaço virtual e assim conhecerem a riqueza deste movimento. Porque o “Escutismo oferece aos jovens a oportunidade de se desenvolverem emocional, intelectual, física e espiritualmente como indivíduos, como cidadãos globais responsáveis, membros das suas comunidades locais, nacionais e internacionais”.
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com
Escutismo