Multimédia: H2Onews, A fonte das suas notÃcias
Presente há quase dez anos na internet, o sítio H2Onews realiza, produz e distribui todos os dias notícias em formato áudio / vídeo e texto disponíveis em 8 línguas sobre a vida da Igreja, sobre os acontecimentos sociais e culturais que se referem diretamente à vida dos católicos no mundo. Oferece ainda um serviço inteiramente gratuito a televisões, rádios e sítios católicos, para que, conforme está escrito “as palavras do Papa e as notícias sobre a Igreja possam estar acessíveis a todos aqueles que o desejarem”.
Este serviço surgiu durante o congresso internacional de televisões católicas em Madrid que aconteceu em Outubro de 2006, como resposta ao convite que o Papa João Paulo II fez na sua mensagem para o dia mundial das comunicações sociais de 2005 de se colocarem os meios de comunicação social ao serviço da evangelização, da paz e do desenvolvimento dos povos.
Tem então como objetivo “responder às necessidades de crescimento da comunicação católica de todo o mundo, através dos novos meios multimediáticos.” A designação H2O, conforme sabemos, é a fórmula química da água que é fonte de vida, sendo que esta plataforma se auto-intitula como “serviço informativo que quer ser água, para cada utilizador: uma informação renovadora, que brota da fonte pura do Evangelho.”
Quando entramos nesta plataforma digital e depois de seleccionarmos a língua pretendida, encontramos um painel com vídeos em destaque. Nessa barra de vídeos temos também a possibilidade de os pesquisar por vários temas (sínodo, cultura, evangelho, bíblia, terra santa, etc.). Na página principal temos também a possibilidade de descarregar uma aplicação que nos permite “receber todos os dias, automaticamente, uma seleção dos melhores vídeos do mundo católico”.
Na opção “serviços” podemos consultar quais os trabalhos que podem ser realizados pela equipa do H2Onews (produção, pós-produção, soluções web e comunicação). Por outro lado em “portfolio” dispomos de todos os vídeos foram realizados e produzidos através deste serviço.
A qualidade dos produtos disponibilizados é muito boa primando-se por conteúdos de excelência. É certamente com sítios destes que a Igreja Católica, enquanto instituição, demonstra a sua adesão séria, concreta e empenhada às novas tecnologias. Um bom exemplo a ser seguido certamente por outros organismos eclesiais.
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com
Comunicações Sociais