Multimédia: Jornal do Vaticano online
http://www.osservatoreromano.va/pt
No final do ano de 2013 o jornal do Vaticano, “L’Osservatore Romano”, renovou a sua presença na internet, quer ao nível do grafismo bem como dos próprios conteúdos disponibilizados. Este jornal teve a sua primeira edição em 1861, tendo sofrido “uma profunda transformação para responder às expectativas de Bento XVI”. “A dimensão universal, o encontro entre fé e razão, a amizade com as mulheres e os homens de hoje são as diretrizes que o jornal do vaticano exprime ao apresentar, com carácter documentário e ao mesmo tempo jornalístico, todos os textos pontifícios e os documentos da Santa Sé em italiano e na língua na qual foram pronunciados ou escritos, e acompanhando com uma informação completa e escrupulosa, a vida internacional, os debates culturais, as vicissitudes da Igreja em todos os continentes com particular atenção ao ecumenismo e ao diálogo com as religiões”.
Ao digitarmos o endereço www.osservatoreromano.va/pt encontramos um espaço graficamente interessante, e com uma distribuição e organização de conteúdos muito bem conseguida. Através da página inicial temos acesso aos mais recentes conteúdos de cada uma das secções do jornal, bem como, podemos descarregar, em formato digital, a edição diária em papel redigida em Italiano ou as restantes edições semanais em diversos idiomas (Inglês, Polaco, Português, Francês, Italiano, Espanhol).
Em secções podemos aceder a todas as notícias, agrupadas por temas (Vaticano, Internacional, Cultura, Religião, Editoriais, Entrevistas, Mulher Igreja..., Santa Marta) que são publicadas no jornal gerido pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, em colaboração com os departamentos multimédia da Santa Sé que englobam: a Agência Fides, o L’Osservatore Romano, a Sala de Imprensa da Santa Sé, o Serviço de Informação Vaticano, a Rádio Vaticana, o Centro Televisivo do Vaticano (CTV) e o setor de Internet da Santa Sé.
Existe um serviço que está disponível em arquivo, que tem como objetivo disponibilizar um acervo completo desta publicação “a estudiosos, historiadores, jornalistas ou simples leitores”, permitindo percorrer “a história da Igreja e da sociedade, desde 1861 até hoje, através dos documentos, das reflexões, das tomadas de posição de «L'Osservatore Romano»”.
Fica então lançada a sugestão de acompanharem, inteiramente grátis, este interessante sítio que nos apresenta os conteúdos do órgão noticioso oficial da Santa Sé.
Fernando Cassola Marques