Multimédia: Jovens seguros online
A última proposta antes das férias grandes passa pela sugestão de um sítio que aborda a temática da segurança nos seus mais variados ramos. Este serviço online é baseado no sítio “Escola com informações seguras”, desenvolvido em 2005 para o Dia Nacional Finlandês das Informações Seguras.
A Microsoft Portugal “entende que uma das suas principais prioridades são as questões da segurança e privacidade dos utilizadores das tecnologias de informação e, por isso, muito do seu trabalho e empenho têm em vista a promoção de uma utilização mais segura da Internet, sobretudo pela comunidade educativa”. Esta gigante do software “enquanto entidade integrante do consórcio Internet Segura, adaptou em conjunto com a DGIDC/ECRIE este curriculum, considerado como uma boa prática a nível europeu, destinado a alunos, professores e encarregados de educação”. Assim este “sítio assume-se como mais um instrumento do projeto para a disseminação de informação para uma utilização segura da Internet, disponibilizando conselhos, planos de aulas, testes e cenários interativos”.
Na opção “recursos para alunos”, crianças e jovens podem “ficar a saber como utilizar as informações de forma segura através de histórias animadas e interativas. Além de informações sobre a segurança dos dados, as histórias também incluem algumas atividades”. Esta é uma área com bastante interesse dado todos os conteúdos teóricos são ministrados de uma forma bastante lúdica, utilizando para isso o jogo e as histórias interativas. Apesar de a ideia ser muito antiga e que trouxe até aos dias de hoje contos infantis que ainda guardamos na memória, o conceito base passa por usar histórias para transmitir conhecimentos, onde o bem e o mal estão presentes, ajudando assim a solidificar os conceitos.
Em “questionários”, somos convidados a testar os nossos conhecimentos sobre questões relacionadas com a segurança das informações, podendo escolher a faixa etária que mais se enquadra.
Ao aceder a “recursos para professores” encontramos um conjunto bastante interessante de conteúdos que ajudam o professor a discutir com “os alunos as questões relacionadas com a segurança das informações”, a “encontrar informações sobre o modo como os jovens utilizam a Internet” e ainda a descobrir “informações sobre a forma como os dados pessoais são utilizados na Internet”.
Por último em “recursos para pais”, dispomos de um conjunto de páginas que contêm informações atualizadas sobre como tornar a Internet segura para as crianças. Agregadas por tópicos (segurança na internet, discussões online, direitos das crianças na net, utilização segura de acordo com a idade) todas estas opções têm bastante interesse para pais e educadores em geral.
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com