Multimédia: Liga Contra o Cancro online
http://www.ligacontracancro.pt/
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) é “uma Organização Não Governamental com vários objetivos dirigidos para a problemática oncológica. A efetividade da sua ação advém, por um lado, do papel fundamental do seu voluntariado, que intervém quer na comunidade, quer na humanização da assistência ao doente oncológico e, por outro, das contribuições recebidas da sociedade civil, através dos donativos que permitem custear os aspetos materiais de apoio ao doente e o desenvolvimento das iniciativas de promoção da saúde e de prevenção da doença”. É então dentro deste espírito que decorre entre 30 de outubro e 2 de novembro, um pouco por todo o país, mais um peditório a favor da LPCC. Assim, esta semana, a minha sugestão passa por uma visita ao seu sítio na internet.
Ao digitarmos o endereço www.ligacontracancro.pt encontramos um espaço eminentemente informativo sendo que, na página inicial, estão os principais destaques, notícias e calendarização dos eventos.
Na opção “sobre o cancro”, podemos saber o que é o cancro, quais os principais fatores de risco e sintomas, que opções alimentares deveremos tomar, como o podemos detetar, que métodos de tratamento existem e ainda como é que se encontra a investigação nesta área.
Se quiser saber que espécies de cancro existem, basta que aceda ao item “tipos de cancro”. Aqui dispõe de informação bastante pormenorizada sobre mais de vinte diferentes tipos. Desde o cancro da mama ao do colo do útero somos presenteados com esclarecimentos detalhados sobre cada tipo.
No item “sobre a liga”, ficamos a saber, entre outras coisas, que “por proposta do Prof. Doutor Francisco Gentil, a 4 de Abril de 1941, é fundada legalmente (portaria n.º 9772) a LPCC, assente em dois princípios fundamentais: a Humanização e a Solidariedade”.
Em “o que fazemos”, somos informados sobre as principais áreas de atuação da LPCC. Desde a educação para a saúde, ao rastreio do cancro da mama, do voluntariado em oncologia à linha cancro, não esquecendo também o apoio à investigação e formação.
Caso pretenda cooperar com esta organização, na opção “como colaborar”, fica a conhecer as diversas formas do que poderá fazer. Pode inscrever-se como voluntário para o peditório, como sócio, enviado um donativo, consignado 0,5% do seu IRS, através de parcerias ou ainda ligando para o número 760 304 304 e assim contribuindo com o valor da chamada de valor acrescentado.
Por último sugiro ainda dê uma vista de olhos nos itens “quero saber mais” e “testemunhos” para aprofundar e conhecer melhor o extraordinário trabalho realizado por esta entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família.
Não se esqueça que “contra o cancro todos contam”!
Fernando Cassola Marques