Multimédia: Porque um sorriso vale tudo!
Já escrevia o poeta que o sonho comanda a vida e porque a vida é feita de sonhos, esta semana a visita que propomos é para ficar a conhecer a associação Terra dos Sonhos. Fundada no dia mundial da criança do ano de 2007, esta organização não lucrativa tem como finalidade principal a “realização dos sonhos de crianças e adolescentes diagnosticados com doenças crónicas e/ou em fase terminal”. Vamos então conhecer um pouco melhor o seu sítio na internet.
Ao digitarmos o endereço www.terradossonhos.org encontramos um espaço muito bem conseguido em termos de imagem e com espaço para os destaques e opções disponíveis bem distribuído.
Na opção “a associação”,
ficamos a conhecer o que é esta organização de solidariedade, qual o percurso histórico que foi traçado para a criação deste projeto, qual é a equipa responsável por esta associação e quem são os parceiros institucionais e outras instituições sociais que apoiam esta organização.
No item “sonhos” é onde está contida a informação mais relevante em todo este sítio. Ficamos a conhecer efetivamente qual o percurso que temos de percorrer e o que temos de fazer, para podermos proporcionar a realização de um sonho a uma criança ou adolescente com menos de 18 anos de idade que tenha diagnosticada uma doença crónica e/ou terminal. Percebemos então que existem varios tipos de sonhos que podem ser realizados,
todos eles proporcionando benefícios vários. O primeiro beneficiado é a própria criança, que realiza o seu pequeno sonho podendo, dessa maneira contribuir para uma melhoria do seu estado de espírito. Para a família, que vivencia todo este processo de concretização do sonho, tem uma experiência inesquecivel de comunhão e partilha. Também toda a comunidade envolvente fica mais sensibilizada para esta realidade.
Caso pretenda saber como pode colaborar de uma forma mais próxima com esta associação, basta clicar em “como ajudar”. Os contributos podem ser feitos a nível empresarial, particular, dando um donativo onde, podemos apoiar tanto em géneros como financeiramente esta IPSS ou
tornando-se voluntário. Na opção “voluntários”, somos interpelados a darmos um pouco de nós e do nosso tempo, pois, como se percebe, “uma considerável parte das atividades da associação dependerá do papel essencial dos voluntários” tornando-se membros das “equipas dos sonhos”.
Aqui fica então um sítio enriquecedor e com um grande sentido de ajuda ao próximo porque como está escrito logo de início, “acreditamos na força inspiradora e transformadora dos pequenos momentos únicos, como motor de melhoria da qualidade de vida das crianças, dos familiares e amigos que convivem de perto com estas realidades.”
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com