Multimédia: São Bento da Porta Aberta online
No passado sábado, 21 de março, o Santuário de São Bento da Porta Aberta recebeu o título de “basílica menor”, numa cerimónia presidida pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga. Assim esta semana proponho uma visita ao sítio digital do santuário localizado em Terras do Bouro, distrito de Braga.
Ao digitarmos o endereço www.sbento.pt encontramos um espaço eminentemente informativo com uma qualidade gráfica interessante onde as imagens que incorporam o santuário são o elemento primordial e que nos chama mais a atenção.
Na página principal podemos ler os principais destaques, assinar a newsletter para receber as notícias referentes a S. Bento da Porta Aberta e ainda aceder à opção culto, que é aquela na qual me vou debruçar.
Logo que entramos na opção “culto” podemos estudar a história de vida de São Bento, onde ficamos a saber que ele “nasceu na cidade italiana de Núrsia, em 24 de Março do ano 480, sendo filho de uma família nobre e cristã, e que foi enviado para Roma para completar os estudos”.
Em “história” podemos ler um “artigo fundamental sobre a verdadeira data da fundação do Santuário” da autoria do Cónego Prof. Doutor. Avelino de Jesus da Costa publicado no "Diário do Minho" a 7 de Agosto de 1980.
No item “santuário”, somos convidados a conhecer um pouco melhor todo este espaço de culto a S. Bento que “deve a sua origem à influência dos monges de Santa Maria de Bouro”.
Caso pretenda saber quais os horários habituais das Eucaristias (dominicais e vespertinas) celebradas no Santuário dedicado ao patrono da Europa, basta clicar em “horários de culto”.
Como sabemos o título de “basílica” é concedido pela Santa Sé a certas igrejas pela sua antiguidade ou por serem centros de peregrinações. No caso do santuário de S. Bento da Porta Aberta sabemos que “ao longo dos tempos, muitos milhares de peregrinos têm percorrido, a pé, dezenas de quilómetros em direção ao santuário”. Assim na opção “peregrinações” fica a conhecer melhor os verdadeiros caminhos da Fé traçados pela região.
Em “casas”, são mostradas algumas fotografias relativas aos quatro espaços disponíveis no Santuário para retiros, seminários, encontros.
Por último em “informações”, dispomos de conteúdos de índole mais prática. Nomeadamente podemos consultar a agenda, aceder ao jornal de São Bento em versão digital, saber as datas de realização das festas e romarias, e perceber um pouco da natureza envolvente ao santuário dedicado ao fundador da ordem Beneditina, que se encontra “rodeado pelas montanhas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) e a albufeira da Caniçada”.
Fernando Cassola Marques
Comunicações Sociais