Multimédia: Turismo Religioso online
http://www.turismoreligioso.org/
Numa altura em que os dias são mais longos e o sol está mais presente, vamos continuar com sugestões para melhor passar as suas férias ou tempos livres. Esta semana a nossa proposta recai sobre um sítio inteiramente dedicado ao turismo religioso. Este espaço promove “um mundo onde o turismo cultural e religioso seja um instrumento privilegiado para o entendimento e a paz entre os povos através do conhecimento recíproco das suas gentes e culturas”. Onde os valores defendidos passam pelo “respeito profundo pelo ser humano, independentemente da sua condição ou cultura”.
Ao digitarmos o endereço www.turismoreligioso.org temos os habituais destaques e uma lista com as festividades religiosas mais próximas. No item “Turel”, ficamos a saber que a responsabilidade deste sítio é da cooperativa sem fins lucrativos designada TCR - Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso e ainda qual o seu organograma e correspondentes estatutos.
Na opção “a visitar”, encontramos um motor de busca de locais de âmbito religioso na zona norte de Portugal. Podemos pesquisar por região, concelho, estilo arquitetónico, época e automaticamente nos é listado um conjunto de espaços e edifícios religiosos.
Caso pretenda saber quem são as entidades que cooperam com a TCR (associações, câmaras municipais, confrarias, irmandades, dioceses e fundações) basta entrar em “cooperadores”.
Em “eventos”, encontra um elevado número de acontecimentos (festas, exposições, romarias, teatros, etc.) distribuídos pelos mais variados locais, todos eles associados aos valores defendidos por esta cooperativa.
No espaço “notícias”, tem ao seu dispor um conjunto de artigos que foram publicados na imprensa nacional e que têm como tema a questão do turismo religioso.
Na “loja on-line”, pode adquirir diretamente os guiões turísticos dos mais diversos santuários (Nossa Senhora da Franqueira, Nossa Senhora do Porto de Ave, Nossa Senhora do Sameiro, São Bento da Porta Aberta, São Torcato, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Abadia e Bom Jesus do Monte). Esta “coleção é o reflexo de um trabalho minucioso de pesquisa sobre os diversos santuários que estão agregados a esta cooperativa”. Onde “cada guião fornece informação sobre o Santuário e as suas infraestruturas, dá-lhe a conhecer a vida e descreve-lhe a imagem do orago aí venerado, dá indicações de onde comer e onde dormir e sugere locais de visita”.
Podemos então concluir que a consulta deste sítio é indispensável para preparar a sua visita, aos mais diversos locais religiosos espalhados por este nosso país à beira-mar plantado.
Fernando Cassola Marques