Multimédia

@Pontifex de parabéns!

Fernando Cassola Marques
...

https://twitter.com/Pontifex

Decorria o ano de 2012 e numa quarta-feira, 12 de dezembro, por volta das 11 horas e 30 minutos, no Vaticano, o então Papa Bento XVI lançava o seu primeiro “tweet” dizendo: “Queridos amigos, é com alegria que entro em contacto convosco via twitter. Obrigado pela resposta generosa. De coração vos abençoo a todos”. Ainda durante esse dia, a conta @pontifex colocava mais três mensagens como resposta a algumas questões que tinham sido lançadas por utilizadores do twitter, através do marcador (hashtag) #askpontifex.

D. Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais da Santa Sé, referiu que o gesto do Papa emérito pode ser comparável ao primeiro discurso radiofónico de Pio XI.

Depois de trinta e sete mensagens do Papa originário da Baviera a conta encerrava, a 28 de fevereiro, após o anúncio da sua resignação dizendo: “Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida”. Todas essas mensagens foram arquivadas e atualmente podem ser consultadas no sítio www.news.va/pt/twitter_archive.

Depois da eleição do Papa Francisco as contas no twitter voltaram a ser ativadas, e a 17 de março de 2013, o sucessor de Pedro escreveu assim a sua primeira mensagem em português na conta @Pontifex_pt: “Queridos amigos, de coração vos agradeço e peço para continuardes a rezar por mim”. Atualmente o Papa utiliza esta rede para resumir catequeses, homilias e outras intervenções públicas.

Passado um ano sobre a primeira mensagem, a conta @pontifex possui mais de 10,7 milhões de seguidores em nove línguas (Inglês, Latim, Alemão, Espanhol, Português, Polaco, Italiano, Francês e Árabe) dos quais quase 900 mil são da conta da língua de Camões. No entanto as mensagens que atualmente são colocadas nesta rede social, conforme afirmou o responsável do Vaticano para o setor das comunicações sociais, atingem 60 milhões de pessoas graças aos reenvios (“retweet’”) que são feitos.

Como sabemos, o twitter é a ferramenta de micro-blogging mais difundida no mundo das comunicações virtuais, com mais de 500 milhões de utilizadores, permitindo a distribuição de pequenos textos contendo no máximo 140 carateres. Em termos de redes sociais, apesar de não ser das mais utilizadas em Portugal, esta ocupa o pódio, sendo destronada somente pelo facebook.

 

Fernando Cassola Marques