Multimédia

Multimédia: Presentes Solidários

Fernando Cassola Marques
...
FEC
FEC

http://www.presentessolidarios.pt/

Que a internet é cada vez mais um meio para promoção de entidades, ideias, projectos e negócios, disso já quase ninguém tem dúvida, agora que seja utilizada para dar mais sentido ao nosso Natal? Não acredita? É verdade, basta que visite o sítio www.presentessolidarios.pt e facilmente percebe que a sua base de trabalho está sustentada nas tecnologias, como forma de atingir um maior número de aderentes. Com uma apresentação gráfica bastante eficaz e clara, ao entrarmos neste espaço virtual, somos facilmente envolvidos no espirito solidário. Da responsabilidade da FEC (Fundação Fé e Cooperação), organismo de Igreja Católica Portuguesa, esta campanha «Presentes Solidários 2015», contribui “de forma concreta para a melhoria das condições reais de vida de inúmeras famílias dos Países Lusófonos”.

Através da página inicial poderemos, imediatamente acompanhar diariamente a evolução da campanha, clicando em barómetro. É possível também, aceder às mais recentes notícias que vão dando ecos deste extraordinário projeto.

Na opção “presentes 2015”, pode conhecer ao pormenor cada um dos treze presentes que estão ao dispor para este ano. Clicando em cada um deles, fica informado acerca do custo do presente, a quem se destina, quem são as entidades responsáveis pela sua administração, bem como qual o local para onde vai a oferta. Caso pretenda saber como se opera esta acção solidária, aceda a campanha. Aí pode assistir a um vídeo promocional que explica detalhadamente o seu funcionamento, ler um conjunto de respostas às dúvidas mais comuns e ainda saber quais são as entidades que apoiam este projecto. No item resultados, somos informados sobre o sucesso das campanhas dos anos anteriores, onde facilmente acedemos aos resultados efectivos dos presentes entregues e a algum feedback dos beneficiados. Como forma de aumentar o sucesso e a divulgação desta acção, foi criado o conceito de padrinho solidário, onde cada país que é beneficiado com algum presente possui uma figura pública que abraça mais de perto esse projecto. Por último, está ao dispor das escolas um conjunto de manuais, divididos por ciclos de estudo, que ajudam de uma forma muito concreta a divulgar a campanha junto de toda a comunidade escolar.

Aqui fica então a minha sugestão, porque existem projetos que recorrentemente os apresento neste espaço, por considerar que os seus objetivos e fundamentos fazem todo o sentido serem divulgados. Claramente este projecto é já um vencedor, quer pela magnificência dos objetivos a que se propõe, bem como, pela qualidade da sua presença virtual. E não se esqueça, com os presentes solidários, dá a duplicar!

Fernando Cassola Marques