Multimédia

Santuários de Portugal Online

Agência Ecclesia
...

http://www.santuariosdeportugal.pt/

Esta semana a nossa sugestão passa pela visita ao sítio dos Santuários de Portugal. Da responsabilidade da Associação dos Reitores dos Santuários de Portugal (ARSP) este espaço tem como “finalidade principal evangelizar. Porque ao facilitar o conhecimento e o acesso aos vários santuários, a associação portuguesa de santuários deseja contribuir para esclarecer e aumentar a fé dos fiéis peregrinos”.

Ao digitarmos o endereço www.santuariosdeportugal.pt encontramos um espaço com uma forte componente informativa sem descurar no entanto a apresentação gráfica, que é singela mas bastante eficaz. Na página principal dispomos dos habituais destaques com informações sempre atualizadas sobre a temática dos santuários, existe ainda um mapa de Portugal com ligações para os mais variados templos semeados pelo território nacional.

Em “quem somos”, podemos ficar a saber que a génese desta associação está numa “resposta aos desafios lançados pelo documento do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes publicado em 8 de Maio de 1999”. Podemos ainda consultar os seus estatutos e perceber o logotipo que a identifica.

O centro deste portal encontra-se precisamente na opção “santuários”. Aí pode consultar um mapa de Portugal divido por distritos. Ao clicar, em cada distrito, aparece a lista dos templos existentes em cada região e, ao entrar em cada um, obtém algumas informações e fotografias que ajudam a conhecer melhor cada espaço sagrado.

Existe a possibilidade de assinar a newsletter e assim ficar a par das mais recentes novidades.

Para finalizar permitam-nos um pequeno comentário. Quando do lançamento desta associação e consequente entrada online deste sítio, uma notícia datada de janeiro de 2011 referia que dos 80 santuários existentes em território nacional poucos eram aqueles que utilizavam esta plataforma para se mostrarem ao mundo virtual. Pois bem, a pergunta que fica no ar é a seguinte: passados dois anos qual o ponto de situação relativamente a essa preocupação? Parece-nos que, apesar de já muitos santuários estarem presentes online, o que é positivo, muito ainda está por fazer. Pois tendo em conta as enormes potencialidades que as ferramentas digitais proporcionam, poder-se-ão desenvolver conteúdos no sentido de mostrar as maravilhas dos nossos santuários.

Fernando Cassola Marques