Comemorar os 75 anos da História do escutismo em Ílhavo é motivo de grande orgulho. Lembrar as raízes históricas do nosso 46 e 189 é revigorar a confiança em nós, no nosso futuro. A riqueza ímpar do património humano é reveladora de um percurso de gentes capazes de uma enorme afectividade, fiéis a lei e princípios da Lei escutista mas que sempre souberam encarar de frente o desenvolvimento, os tempos novos.
Os 75 anos de História que comemoramos, se são motivo de orgulho, de estímulo, são também de responsabilidade acrescida na construção do amanhã. Empenhamo-nos, dia a dia, em dar nova vida a este Agrupamento, a estes rapazes e raparigas; valorizar as pessoas, estimular iniciativas, criar condições para que os jovens se fixem e amem o 189, são anseios que estamos a concretizar.
A aposta das entidades na ajuda ao 189, na construção do seu espaço, SEDE, inscrevem-se numa estratégia integrada e consensual de pretender um futuro melhor para a juventude de Ílhavo. Sabemos, porém, que só em cooperação com outros órgãos de soberania, com os olhares atentos da Comunicação Social, iremos vencer alguns problemas. Contamos com essa solidariedade. É esta a forma de sermos fiéis aos setenta e cinco anos de História do Escutismo em Ílhavo.
O falcão da pradaria
Victor Manuel Pereira da Rocha)
Dirigente